SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Com embaixador do Reino Unido, SP adere à descarbonização e investimentos verdes

Com embaixador do Reino Unido, SP adere à descarbonização e investimentos verdes


Fonte: Governo do Estado de SP (26 de fevereiro de 2021 )
Assinatura do protocolo de descarbonização e investimentos verdes – Foto: Governo do Estado de SP

 

O Governador João Doria recebeu na tarde desta quinta-feira (25), no Palácio dos Bandeirantes, o novo embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson. Além de ser o primeiro encontro de Wilson a um governador, a visita aprofunda a parceria entre São Paulo e o Reino Unido – uma das maiores economias do planeta. Na ocasião foi assinado um Termo Aditivo ao Protocolo de Intenções firmado entre o Estado de São Paulo e o Reino Unido durante a missão oficial do Governador João Doria a Londres, em 2019.

 

“Temos ciência do nível de importância que é receber um embaixador. São Paulo demonstra diariamente sua boa relação diplomática com todas as nações e não seria diferente com o Reino Unido, nosso parceiro estratégico para exportações e importações. Agora, temos a missão de compartilhar também boas práticas ligadas à área ambiental, uma de nossas prioridades, já que o estado de São Paulo conta com 30% de sua área total coberta pela Mata Atlântica,” afirmou Doria.

 

O documento assinado prevê uma agenda de trabalho conjunta para a promoção de economias descarbonizadas e resilientes, o que contribui para que São Paulo seja o primeiro estado brasileiro com uma meta para zerar emissões até 2050, mantendo sua tradição de pioneirismo na agenda climática. Este foi um importante passo para o planejamento da participação do Estado de São Paulo na COP26, que será realizada em Glasgow, na Escócia, no mês de novembro deste ano.

 

“Como representante do Reino Unido, país anfitrião da COP26, estou animado com a mais nova frente de cooperação com o Estado de São Paulo. São Paulo é peça-chave para que o Brasil se torne referência de como governos locais, como Estados e municípios, também podem fazer sua parte na agenda climática e no desenvolvimento sustentável”, afirma Peter Wilson, Embaixador britânico no Brasil.

 

“Queremos apoiar o pioneirismo do Estado de São Paulo na agenda climática, em uma parceria ampla e profunda. Este acordo cria o Grupo de Trabalho SP-UK Climate Hub para explorar oportunidades que se transformem em ganhos econômicos e sociais para a população paulista. Com a atração de investimentos privados, tenho certeza que São Paulo se transformará em uma economia verde”, conclui o embaixador.

 

O acordo cria o Grupo de Trabalho SP-UK Climate Hub, que envolve técnicos na área de clima e meio ambiente do Estado de São Paulo e do Governo do Reino Unido para trocas de conhecimento e informações, organização de eventos conjuntos, além de engajamento do Reino Unido em iniciativas de transição energética, preservação e combate aos efeitos das mudanças climáticas lideradas pelo Estado de São Paulo.

 

Segundo Julio Serson, Secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, a parceria com o Reino Unido é de extrema importância para as relações comerciais e de cunho ambiental. “Temos uma relação produtiva com o Reino Unido e de longa data. É uma enorme honra receber o Embaixador Peter Wilson e potencializar o protocolo firmado em julho de 2019, quando estivemos em Londres. Agora, o foco conjunto é trocar experiências na área ambiental, incentivando empresas britânicas a aderir ao Acordo Ambiental São Paulo”, afirma.

 

De acordo com o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), que foi pioneira no Brasil, completará 11 anos de implementação. “São Paulo tem a oportunidade de liderar esta agenda no país. A questão das mudanças climáticas é um assunto global que afeta a todos e foi evidenciada ainda mais pela pandemia. Um trabalho conjunto de troca de experiências e somatória de esforços nos levará a um resultado inteligente. Todos temos um pouco para ensinar e muito para aprender”, destacou.

 

A Cônsul-geral britânica em São Paulo, Lisa Weedon, ressaltou a importância da presença de SP no acordo: “O Reino Unido acredita que os governos locais têm um papel fundamental a desempenhar para o êxito do Acordo de Paris, por isso estamos muito satisfeitos em ver o comprometimento do Governo de São Paulo em se engajar nas campanhas Race to Zero e Race to Resilience”, completou.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais