SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Maersk assina projeto para construir gigante planta de amônia na Europa

Maersk assina projeto para construir gigante planta de amônia na Europa


Fonte: Guia Marítimo (25 de fevereiro de 2021 )

 

A.P. Møller-Maersk assinou um projeto que construirá a maior instalação de produção de amônia verde livre de dióxido de carbono (CO2) da Europa, uma alternativa neutra em carbono que o transportador identificou juntamente com o metanol como combustível marítimo do futuro.

 

A instalação Power-to-X localizada em Esbjerg, na costa oeste dinamarquesa, converterá a energia das turbinas eólicas em amônia verde. A amônia verde produzida na instalação pode ser utilizada pelo setor agrícola como fertilizante verde e pela indústria naval como um combustível verde verdadeiramente sustentável. AP Moller – Maersk, juntamente com as empresas dinamarquesas Arla, Danish Crown, DLG e DFDS, assinaram um memorando de entendimento, comprometendo-se a trabalhar para realizar o estabelecimento da instalação, bem como apoiar a retirada da amônia verde da instalação uma vez que está pronto para ser entregue ao mercado.

 

O projeto está sendo liderado pela Copenhagen Infrastructure Partners (CIP), a maior gestora de fundos dedicadas do mundo em investimentos em infraestrutura de energia renovável greenfield.

 

Há um senso de urgência muito real na redução das emissões do transporte marítimo e devemos desenvolver combustíveis neutros em carbono escalonáveis. Portanto, damos as boas-vindas a este projeto como um importante desenvolvimento do fornecimento de amônia verde no futuro.” disse Henriette Hallberg Thygesen, CEO of Fleet & Strategic Brands, A.P. Moller – Maersk.

 

“Na A.P. Moller – Maersk, anunciamos que teremos nosso primeiro navio neutro em carbono na água até 2023 – sete anos antes do previsto. Este navio funcionará com metanol neutro em carbono. No entanto, consideramos a amônia verde como uma opção promissora para combustíveis navais e um motor bicombustível para amônia está em desenvolvimento. Estamos otimistas de que a amônia, junto com as misturas de metanol e álcool-lignina, irão alimentar os navios da Maersk no futuro ”, acrescenta Henriette Hallberg Thygesen.

 

A conversão de energia excedente para amônia verde será usada pela indústria naval como combustível verde livre de CO2 e pelo setor agrícola como fertilizante verde livre de CO2. O excesso de calor gerado no processamento do combustível será usado para fornecer aquecimento para cerca de um terço dos domicílios locais em Esbjerg.

 

De acordo com a CIP, o projeto tem potencial para reduzir as emissões de CO2 em cerca de 1,5 milhão de toneladas – o equivalente a retirar 730.000 carros das estradas de forma permanente. A instalação está planejada para começar a produzir amônia verde em 2026. Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) é o maior gestor de fundos dedicado do mundo em investimentos em infraestrutura de energia renovável greenfield.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais