SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Concessões vão trazer competitividade ao país, defende secretário-Executivo do MInfra

Concessões vão trazer competitividade ao país, defende secretário-Executivo do MInfra


Fonte: Ministério da Infraestrutura (19 de fevereiro de 2021 )

O secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcelo Sampaio, participou, nesta quinta-feira (18), da live “Infra 2021: Concessões, Legislação e Competitividade”, promovido pela Arko Advice. Sampaio detalhou as principais ações do Governo Federal, o programa de concessões e os esforços do MInfra para tornar o segmento de infraestrutura mais eficiente e competitivo.

 

Durante o debate, Sampaio falou sobre o maior programa de concessões de ativos do Governo Federal, com investimentos previstos de R$ 250 bilhões a ser contratado até 2022, e destacou ser atrativo ao investidor pelo padrão de sustentabilidade e respeito aos contratos no Brasil. “Serão 20 mil km de rodovias a serem concedidos com contratos mais modernos e sustentáveis. Percebemos um otimismo muito grande do mercado em relação a esses ativos”, afirmou.

 

Além disso, o secretário ressaltou a importância do cronograma de concessões, mantido mesmo durante a pandemia. “É interessante lembrar que o Governo atuou de forma muito rápida e cumpriu os contratos durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Tivemos uma atuação rápida e temos sido muito elogiados pelas concessionárias estrangeiras no esforço por buscar o reequilíbrio de contratos”, ressaltou.

 

No setor de aeroportos, o secretário falou sobre a 6ª rodada de concessões neste ano. “Serão 22 aeroportos divididos em três blocos”, afirmou. Sampaio destacou as ações do ministério para equilibrar a matriz de transportes e os investimentos na eficiência portuária. “Este ano, teremos importantes ativos que estamos iniciando para leilão, a Ferrogrão e a FIOL. Já no setor portuário, teremos 17 arrendamentos e a primeira privatização portuária do Brasil, administrada pela Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo).

 

Ainda durante o debate, o secretário falou sobre as principais pautas em andamento no MInfra, como o estímulo à cabotagem recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados, para a movimentação de cargas entre os portos nacionais e o programa Voo Simples em prol da desburocratização da aviação civil.

 

Assista à íntegra da live:


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais