Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto do Recife tem alta de 69,04% na movimentação de cargas de Janeiro

Fonte: Agência Porto (18 de fevereiro de 2021)

O ano de 2021 começa promissor para a movimentação de cargas em Pernambuco a partir do Porto do Recife. O ancoradouro registrou crescimento de 69,04% comparado ao mesmo período do ano passado, mais que o dobro do percentual estimado para o mês. O cenário também reposiciona as estimativas de movimentação para os próximos meses e coloca a gestão ainda mais forte na estratégia de dar protagonismo ao Porto do Recife na logística do Estado.
 
Em números absolutos, o ancoradoro previa movimentar cerca de 82 mil toneladas de produtos, mas registrou a movimentação de 166.041 toneladas. Em janeiro de 2020, foram 98.225 toneladas movimentadas. O ancoradouro recifense recebeu oito embarcações, as quais importaram e exportaram seis produtos diferentes.
 
A carga mais movimentada foi o açúcar a granel e em saca. Quase 82 mil toneladas do adoçante pernambucano foram exportadas para Romênia, Líbano e Canadá. Na sequência, 34.847 toneladas de malte de cevada Belga e Argentino chegaram pelo Porto do Recife para abastecer a indústria cervejeira de Pernambuco. Também passaram pelo Porto do Recife barrilha, fertilizante e trigo, fora as pequenas embarcações que abastecem o arquipélago de Fernando de Noronha.
 
“O ano começou com uma promessa de reequilíbrio. Janeiro já superou as expectativas e a movimentação prevista para fevereiro é de 117 mil toneladas, número já 30% superior comparado ao mesmo período do ano passado. A partir de agora, a gente já entende que pode ser mais forte nos avanços do Porto, para que ele ganhe mais espaço na nossa economia”, ressalta Marconi Muzzio, presidente do Porto do Recife.