SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto Valparaíso iniciou a vacinação de 1.500 trabalhadores portuários contra Covid-19

Porto Valparaíso iniciou a vacinação de 1.500 trabalhadores portuários contra Covid-19


Fonte: Mundo Marítimo (17 de fevereiro de 2021 )
Processo que levará dois dias foi coordenado com os revendedores TPS, TCVAL e ZEAL

 

Esta manhã, estivadores e funcionários portuários da Empresa Portuária de Valparaíso (EPV), TPS, TCVAL e ZEAL iniciaram o processo de inoculação no Terminal de Passageiros de Valparaíso. No total, 1.500 pessoas receberão a primeira dose da vacina Sinovac, graças aos esforços do EPV, em coordenação com a Marinha do Chile e o Governo Regional de Valparaíso. Este processo corresponde ao grupo 1C, de acordo com a tabela de prioridades disponibilizada pelo Ministério da Saúde, que considera pessoal crítico da Administração Estatal.

 

Cumprindo todas as medidas de segurança, foram instalados oito módulos com funcionários do Hospital Naval de Viña del Mar nas instalações habilitadas a realizar este procedimento, que estarão atendendo aos trabalhadores que vierem se vacinar durante estes dois dias.

 

Juan Marcos Mancilla, gerente geral da EPV, destacou que “como sistema portuário e com a colaboração da Marinha do Chile e do Governo Regional, conseguimos montar uma operação massiva de vacinação para os trabalhadores do setor portuário, com cerca de 1.500 vacinas especialmente para esses trabalhadores, que ao longo da pandemia realizaram trabalhos presenciais e são, como atividade portuária, uma das que tem mantido a cadeia produtiva do país em funcionamento ”.

 

Oliver Weinreich, gerente-geral do TPS, indicou que “de acordo com a classificação feita pelo Estado, os trabalhadores portuários fazem parte dos itens essenciais, pois nossa tarefa é manter a continuidade operacional do porto e da cadeia de abastecimento do país. Isso tem sido feito desde o início desta pandemia, nunca deixamos de trabalhar com todas as medidas de cuidado, um crédito não só para os estivadores, mas também para os trabalhadores administrativos e aqueles que fazem essa rede funcionar. Cada porto está fazendo sua campanha e, neste caso, a EPV coordenou para as concessionárias do porto de Valparaíso ”.

 

Enquanto isso, TCVAL destacou que “é um dia muito importante para todos nós que trabalhamos no sistema portuário de Valparaíso, onde podemos começar a ver com mais esperança esse longo caminho para voltar à normalidade. É um primeiro passo, sem dúvida. Mas é essencial que continuemos a cumprir com o máximo rigor todas as medidas preventivas de saúde que as autoridades sanitárias estabeleceram para minimizar os efeitos desta pandemia. ”

 

“Cristián Vásquez, porta-voz adjunto da Cotraporchi, disse“ em nome do presidente da Cotraporchi, Sergio Baeza, e dos trabalhadores portuários que agrupamos, apreciamos profundamente o processo que está sendo vivido hoje no Porto de Valparaíso. Os trabalhadores, somos um elo fundamental na cadeia logística do país e, por isso, o divulgamos a diversas autoridades governamentais desde outubro, quando iniciamos uma série de conversas para solicitarmos a vacinação o quanto antes. Convidamos todos os trabalhadores a se vacinarem, e que será uma instância ordenada e segura que, sem dúvida, ficará para sempre na nossa memória ”.

 

Por fim, Pablo Klimpel, presidente do Sindicato 1 dos estivadores, afirmou que “como sindicato consideramos importante que sejamos priorizados como trabalhadores portuários para a vacinação, já que temos feito parte dos serviços essenciais para o funcionamento do país como determinou o Ministério da Fazenda, não temos possibilidade de quarentena ou teletrabalho, portanto é fundamental que todos os colegas possam ser vacinados, e é algo que deve ser promovido, até agora acho que tem sido o mais eficaz e devemos aproveite a chance “.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais