SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Maersk espera um 2021 ainda melhor que 2020

Maersk espera um 2021 ainda melhor que 2020


Fonte: Jornal Portuário (16 de fevereiro de 2021 )
A Maersk aumentou o EBITDA do último trimestre de 2020 em 85%, mas o primeiro trimestre de 2021 deverá ser ainda melhor, prevê.

 

Só no último trimestre do ano passado, o grupo Maersk alcançou um EBITDA de 2,7 mil milhões de dólares, com o negócio Ocean (transporte marítimo de contentores) a contribuir com 2,1 mil milhões).

 

Em termos anuais, o EBITDA aumentou 44% até aos 8,3 mil milhões de dólares (6,5 mil milhões do Ocean). Mas em 2021, prevê a Maesrk, deverá ainda subir para ficar entre os 8,5 e os 10,5 mil milhões de dólares.

 

O último trimestre de 2020 foi excepcional, mas o arranque de 2021 deverá ser ainda melhor, antes de abrandar. No transporte de contentores, a Maersk deverá crescer em linha com o mercado, na casa dos 3,5%, sustentada sobretudo no primeiro semestre.

 

O aumento do EBITDA superou largamente o crescimento do volume de receitas, que evoluiu de 38,9 mil milhões de dólares, em 2019, para 39,7 mil milhões, em 2020.

 

Sem surpresa, o negócio Ocean garantiu a maior fatia do bolo – 29,2 mil milhões de dólares -, mesmo se os volumes transportados desceram ligeiramente. A logística e serviços contribuiu com 6,9 mil milhões e os terminais e reboques com 3,8 mil milhões.

 

Com os resultados operacionais em falta e a dívida em baixa, o grupo Maersk fechou o exercício com 4,5-5,5 mil milhões de dólares em carteira para aquisições, este ano e no próximo. Mas o grosso dos investimentos e compras deverá ir para o reforço da oferta integrada de serviços e competências, muito mais do que para a aquisição de navios.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais