SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Movimentação nos portos da Bahia cresce 36,16% e Codeba bate recorde

Movimentação nos portos da Bahia cresce 36,16% e Codeba bate recorde


Fonte: Portos e Navios (15 de fevereiro de 2021 )
Porto de Aratu

 

Os portos da administrados pela Companhia Docas da Bahia (Codeba) alcançaram em janeiro a marca de 1.095.335 toneladas movimentadas, o que representou um forte aumento de 36,16%, em relação ao mesmo período de 2020, quando a companhia movimentou 804.466 toneladas. Foi o melhor mês de janeiro da história da companhia e, pela primeira vez, foram movimentadas mais de 1 milhão de toneladas.

 

Esses números foram puxados, principalmente, pelo desempenho do Porto de Aratu-Candeias, com alta de 54,88%, em relação ao mês de janeiro de 2020, movimentando 643.113 toneladas, contra 415.224 toneladas, no mesmo período do ano anterior. Contribui para essa alta, a movimentação de granéis líquidos, com crescimento de 69,45%, e granéis sólidos, com crescimento de 33,82%. Os principais produtos movimentados foram a NAFTA, com 294.953 toneladas, e fertilizantes, com 99.579 toneladas.

 

Há duas semanas, o sistema de movimentação de carga do Terminal I de Graneis Sólidos de Aratu-Candeias (TGS I) retornou à atividade, após passar por manutenção. O TGS I é o principal terminal do Porto para importação de graneis sólidos. A primeira operação, após o reparo, foi a descarga de 10.500 toneladas de concentrado de cobre proveniente do Chile. Na terça-feira (08), mais um navio procedente do Chile atracou no Pier Sul, com 22.030 toneladas do minério.

 

Nesse mesmo sentido de crescimento, o Porto de Salvador movimentou 442.230 toneladas, representando uma alta de 20,81%, em relação ao mês de janeiro de 2020, quando foram movimentadas 366.065 toneladas. Contribui para essa marca, a movimentação de granéis sólidos, com crescimento de 59,07%, e contêineres, com crescimento de 5,32%, em toneladas. O principal destaque foi a importação de trigo, com 53.259 toneladas.

 

O Porto Ilhéus embarcou em janeiro a primeira carga de concentrado de níquel do ano de 2021. Foram movimentadas cerca de 10.000 toneladas.

 

A Companhia das Docas da Bahia vem de um período de estabilidade no desempenho. Pelo quinto mês consecutivo, a movimentação de cargas registra alta, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em dezembro de 2020, mais um recorde histórico. Os Portos Organizados de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus registraram aumento de 31,5% no volume de cargas movimentadas, em relação ao mesmo período do ano anterior. O melhor resultado no mês de dezembro já registrado na história da Companhia.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais