SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   DNIT inicia serviços para resgatar navio que afundou em 2015 no Pará

DNIT inicia serviços para resgatar navio que afundou em 2015 no Pará


Fonte: Ministério da Infraestrutura (12 de fevereiro de 2021 )
Embarcação transportava cinco mil bois vivos e 700 toneladas de óleo

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) inicia, nesta semana, operação para retirada da estrutura do navio Mv Haidar, que naufragou em 2015, no porto de Vila do Conde, localizado em Barcarena, no Estado do Pará. A Autarquia é responsável pelo serviço de reflutuação para recuperar a estrutura, a fim de restaurar as condições de trafegabilidade no local.

 

As equipes do DNIT atuaram em conjunto com a Marinha do Brasil, Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Semas), Companhia Docas do Pará (CDP) e a Capitania dos Portos com o objetivo de obter a autorização para que o trabalho seja realizado de acordo com as legislações ambientais, portuárias e de segurança do trabalho. O plano de controle ambiental para a flutuação da embarcação e segurança ambiental da operação foi aprovado pela SEMAS no final de 2020 e pela Marinha em fevereiro deste ano.

 

Com o sinal verde para iniciar os serviços de remoção da estrutura, que se encontra submersa no rio, as equipes do DNIT planejam concluir os serviços de reflutação e remoção no segundo semestre deste ano. O investimento corresponde a R$ 51,2 milhões.

 

Com a retirada da estrutura localizada no berço 302, no porto de Vila do Conde, será possível ampliar a quantidade de embarcações que utilizam o local.

 

 

O navio Mv Haidar, de bandeira libanesa, afundou em 6 de outubro de 2015. A embarcação transportava cinco mil bois vivos e 700 toneladas de óleo para a Venezuela.

 

*Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais