Login
Associe-se
NOTÍCIAS

TCU deve reduzir tempo de análise do Leilão do 5G para 60 dias, diz ministro

Fonte: Valor Econômico (03 de fevereiro de 2021)

— Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo/Arquivo


 
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que o Tribunal de Contas da União (TCU) sinalizou que vai reduzir o tempo de análise da licitação de vendas de licenças da quinta geração da telefonia móvel (5G) de 150 para 60 dias.
 

“Economizaremos aí 90 dias para adiantarmos o processo”, disse o ministro em pronunciamento no Palácio do Planalto sobre a visita a cinco países que atuam no desenvolvimento da nova tecnologia.

 
Faria disse que três ministros do TCU vão integrar a comitiva do governo, Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Walton Alencar. Ontem, durante a análise do edital do leilão pelo comando da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a diretoria fez um cumprimento ao ministro do TCU, Raimundo Carreiro, que assistia a reunião transmitida pela internet para acompanhar a discussão travada pela liderança da agência.
A delegação formada por técnicos e autoridades do governo brasileiro partirá ainda hoje na viagem que inclui visita a Suécia, Finlândia, Coreia do Sul, Japão e China. A volta está programada para o próximo dia 13.
 

“Vamos visitar todas as empresas e conversar com todos os CEOs e ter reuniões com os ministros das telecomunicações e de infraestrutura desses países”, afirmou Faria.

 
O governo e a Anatel têm a expectativa de publicar o edital e realizar o leilão até o fim do primeiro semestre.