Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Venda de veículos despenca em janeiro após alta do ICMS em SP, diz Fenabrave

Fonte: Moneytimes (02 de fevereiro de 2021)

Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos em janeiro somaram 171.153 unidades, recuando 11,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)


 
Os emplacamentos de veículos no Brasil em janeiro despencaram quase 30% em janeiro sobre dezembro e recuaram também sobre janeiro de 2020, em desempenho pressionado em parte pelo forte aumento no ICMS cobrado no Estado de São Paulo, maior mercado do país, afirmou a associação de concessionários, Fenabrave, nesta terça-feira.
 
Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos em janeiro somaram 171.153 unidades, recuando 11,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
 
“Se considerarmos que São Paulo responde por mais de 23% das vendas de veículos novos e por cerca de 40% das transações de usados no país, podemos ter a dimensão dos estragos que as medidas adotadas pelo governador João Doria estão fazendo”, afirmou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, em comunicado à imprensa.
 
Em janeiro, as maiores quedas nas vendas de novos ante dezembro ocorreram no segmento de carros e comerciais leves, com retrações de 32,8% em automóveis e 16,7% em utilitários, picapes e vans. Caminhões registraram tombo de 24,7% e ônibus apuraram queda de 14,6%, segundo os dados da entidade.