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Portos de Los Angeles e Long Beach: importações dos EUA atingidas por congestionamento recorde de navios


Fonte: Mundo Marítimo (1 de fevereiro de 2021 )
Um recorde de 38 navios porta-contêineres aguardam espaço para atracar

 

O congestionamento de navios nos portos de Los Angeles e Long Beach, nos Estados Unidos, atingiu um nível sem precedentes, exacerbando o gargalo na porta de entrada mais movimentada para as importações do país norte-americano. Ao todo, um recorde de 38 navios porta-contêineres aguardam por espaço de atracação, 36 ancorados e outros dois que foram orientados a aguardar em áreas designadas no mar até que os ancoradouros estejam disponíveis. Notavelmente, esta é a primeira vez desde 2004 que as chamadas “zonas de deriva” foram usadas para gerenciar o tráfego para os portos vizinhos, informou a Bloomberg .

 

O CEO da SeaIntelligence Consulting, Lars Jensen, disse que “este é um problema que não tem solução de curto prazo.” O tempo que levará dependerá se as companhias de navegação mantiverem viagens programadas para os Estados Unidos ou implementarem cancelamentos nas próximas semanas. O melhor cenário para Jensen seria um declínio sazonal nos embarques da Ásia após o Ano Novo Chinês em meados de fevereiro. “Isso vai amortecer a entrada de mercadorias no final de fevereiro e dar um fôlego para compensar o atraso, mas essa compensação ainda vai demorar algum tempo”, disse ele.

 

O principal complexo portuário do sul da Califórnia já foi atingido por congestionamentos no passado. No entanto, a principal diferença agora é que os navios são ainda maiores e demoram mais para descarregar, somados aos desafios de trabalho no cais que a Covid-19 implica.

 

Os navios “em turnê” em Los Angeles têm capacidade combinada para transportar mais de 300.000 contêineres. Estima-se que Los Angeles processe 155.000 contêineres de entrada na próxima semana, 80% a mais do que um ano atrás, e Long Beach receberá pouco menos de 100.000.

 

Além do volume de navios carregados, as autoridades portuárias enfrentam uma nova rodada de intempéries. No início da semana passada, ventos fortes e ondas de 5,2 metros fizeram com que várias embarcações levantassem âncora e buscassem segurança longe da costa. “Atualmente, não prevemos que a tempestade será forte o suficiente para que os navios ancorados sejam colocados no mar para evitar a tempestade, mas estamos preparados para fazê-lo caso qualquer capitão decida fazê-lo”, disse o CEO da Marine Exchange, Kip Louttit.

 

Para navios na fila, a espera parece variar de vários dias a quase duas semanas. O primeiro navio que esperava para entrar no cais chegou em 16 de janeiro e mais de uma dezena de porta-contêineres devem chegar nos próximos três dias.

 

Os navios estão se acumulando nos arredores de Los Angeles e em outros grandes portos dos EUA, à medida que empresas americanas tentam reabastecer seus depósitos e os consumidores compram mais produtos para suas casas. Somado a isso, os problemas em terra – como estivadores doentes, restrições sociais para quem trabalha e falta de equipamentos e caminhoneiros para movimentar os contêineres – complicam a situação.


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