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Covid-19: As pequenas mudanças que causaram grandes efeitos no transporte de contêineres


Fonte: Mundo Marítimo (1 de fevereiro de 2021 )
É necessário pensar mais em resiliência do que em eficiência

 

O pesquisador e escritor David Dodwell referiu-se em uma coluna de opinião publicada no South China Morning Post sobre os efeitos que a pandemia teve no transporte de contêineres. Ele classifica o Covid-19 como um evento de baixa probabilidade e alto impacto “que nunca deveria ter sido visto como tal, porque a certeza das pandemias é reconhecida há décadas”.

 

Dodwell argumenta que existem poucos exemplos melhores do “efeito borboleta”, que postula que pequenos eventos podem ter um impacto “não linear” surpreendentemente grande em sistemas complexos. E que a menor variação nas influências pode mudar muito os resultados.

 

O transporte marítimo não difere do anterior. Quando os pequenos fabricantes de componentes eletrônicos da Coréia do Sul, por exemplo, foram forçados a fechar, as cadeias de suprimentos congelaram, paralisando fabricantes de automóveis e grandes grupos globais de eletrônicos.

 

Quando as fronteiras foram fechadas para os trabalhadores agrícolas migrantes, os agricultores viram as safras não colhidas apodrecendo nos campos. E quando as mineradoras de minério de ferro ou cobre foram forçadas a interromper as operações, as fábricas na China e em outros países foram pressionadas pela escassez que elevou os preços das matérias-primas em todo o mundo.

 

O mesmo vale para contêineres. “Sempre houve um problema de desequilíbrio nos fluxos comerciais entre a Ásia (o principal ponto de partida) e a Europa e os Estados Unidos (onde a maioria dos consumidores está localizada). A pandemia Covid-19 simplesmente injetou esteróides”, disse o escritor.

 

No início da pandemia, contêineres totalmente carregados da Ásia ficaram presos na Europa quando fábricas e lojas fecharam. À medida que os fechamentos alcançavam os portos e as companhias de navegação cancelavam as viagens, o problema piorava progressivamente.

 

Os prazos de entrega nos portos passaram dos normais 40 dias para cerca de 100 dias e o desafio de levar contêineres vazios à Ásia para reabastecê-los piorou. O Drewry World Container Index mostrou que o custo de um contêiner de 1 FEU aumentou de cerca de US $ 1.800 há um ano para US $ 4.800 no final de dezembro.

As rotas europeias foram as mais afetadas. O custo de um contêiner de Xangai a Rotterdam passou de US $ 1.800 para US $ 8.900 no mesmo período, com efeitos devastadores para os exportadores.

 

“Espera-se que o fechamento das fábricas chinesas por ocasião do feriado do Ano Novo Lunar iminente dê espaço para que mais contêineres sejam trazidos da Europa. Mas quem sabe quais desafios esses flaps de asa de borboleta trarão nos próximos meses.” Dodwell adicionado.

 

Ele também postulou que as interrupções na cadeia de suprimentos do ano pandêmico passado terão, sem dúvida, efeitos profundos e possivelmente de longo prazo. “Cadeias de suprimentos longas e complexas serão encurtadas e simplificadas. Coisas que podem ser feitas localmente, serão feitas localmente”, disse ele.

 

Além disso, ele disse que mais atenção prática será dada à força e segurança dos suprimentos essenciais. “Hoje é uma história de instabilidade e imprevisibilidade (…) trata-se de como pequenas mudanças podem ter grandes efeitos e a necessidade de pensar mais em resiliência do que em eficiência”, finalizou.


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