Login
Associe-se
NOTÍCIAS

China realizará exercícios militares no Mar da China Meridional nesta semana

Fonte: Poder Naval (01 de fevereiro de 2021)

A China deve realizar exercícios militares nas disputadas águas do Mar da China Meridional esta semana.

Os exercícios estão previstos para acontecer nas águas do Golfo de Tonkin entre 27 e 30 de janeiro. A informação é baseada em detalhes de um aviso emitido pela Administração de Segurança Marítima da China (MSA).
 
O aviso buscava suspender a entrada em uma parte das águas do Golfo de Tonkin, a oeste da península de Leizhou, no sudoeste da China, informou a Reuters.
 
No entanto, não divulgou detalhes exatos sobre quando os exercícios seriam realizados e nem sua escala.
 
As últimas notícias chegam poucos dias após o Theodore Roosevelt Carrier Strike Group (TRCSG) da Marinha dos Estados Unidos realizar operações de rotina nas águas disputadas.
 
De acordo com os militares dos EUA, o USS Theodore Roosevelt entrou no Mar da China Meridional através do Canal de Bashi em 23 de janeiro para promover a “liberdade dos mares”.
 
Além disso, aeronaves de reconhecimento e aeronaves de alerta antecipado dos EUA também voaram perto da região de Taiwan.
 
Durante uma coletiva de imprensa regular em 25 de janeiro, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, foi solicitado a responder sobre a entrada do porta-aviões no Mar do Sul da China.
 
Lijian disse que “não é bom para a paz e estabilidade regional os Estados Unidos enviarem frequentemente navios e aeronaves militares ao Mar do Sul da China para exibir músculos”.