Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Após pedido do SINDAPORT, SPA analisa novo plano de desligamento

Fonte: SINDAPORT (22 de janeiro de 2021)


 
A Autoridade Portuária de Santos está analisando, após solicitação do SINDAPORT, a viabilidade para abrir um novo Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário.
 
Segundo documento enviado ao SINDICATO em resposta a ofício encaminhado pela entidade, a SPA está iniciando os estudos para avaliar a “eventual viabilidade de abertura de um novo Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), considerando os pontos apontados pelo SINDAPORT”.
 
De acordo com o documento, assinado pelo presidente da SPA Fernando Biral e pelo diretor de Finanças Marcus dos Santos Mingoni, “a efetivação de um novo PIDV somente poderá ocorrer após a estabilização do cenário de pandemia”.
 
Dezenas de trabalhadores, após anos de dedicação a Codesp, atual SPA, decidiram deixar a empresa após adesão ao PIDV (Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário). O plano foi aprovado pelo Ministério da Infraestrutura e pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, em 2019 e implantado no ano passado.
 
“O resultado do plano de desligamento foi bastante positivo. O PIDV ocorreu durante o ano de 2020 e foi finalizado em setembro, quando os últimos companheiros que aderiram ao plano deixaram a empresa. Mas acreditamos que os resultados poderiam ter sido ainda melhores”, afirma o presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos.
 
Em ofício enviado ao presidente da SPA Fernando Biral, o SINDAPORT expôs que vários companheiros procuraram a entidade, após o prazo de inscrições já ter sido encerrado, manifestando intenção de aderir ao plano de desligamento.
 
Entre os vários motivos que muitos companheiros decidiram pelo plano de incentivo estão: idade mínima exigida e tempo de INSS atingidos após prazo para inscrições, consolidação do plano de equacionamento do déficit do Portus e reflexos da pandemia Covid-19.
 
“Diante do interesse de tantos portuários, decidimos encaminhar ofício ao Biral solicitando a reabertura do plano de incentivo nos mesmos moldes do anterior. Vamos aguardar a realização desses estudos por parte da SPA”.