SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Após pedido do SINDAPORT, SPA analisa novo plano de desligamento

Após pedido do SINDAPORT, SPA analisa novo plano de desligamento


Fonte: SINDAPORT (22 de janeiro de 2021 )

 

A Autoridade Portuária de Santos está analisando, após solicitação do SINDAPORT, a viabilidade para abrir um novo Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário.

 

Segundo documento enviado ao SINDICATO em resposta a ofício encaminhado pela entidade, a SPA está iniciando os estudos para avaliar a “eventual viabilidade de abertura de um novo Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), considerando os pontos apontados pelo SINDAPORT”.

 

De acordo com o documento, assinado pelo presidente da SPA Fernando Biral e pelo diretor de Finanças Marcus dos Santos Mingoni, “a efetivação de um novo PIDV somente poderá ocorrer após a estabilização do cenário de pandemia”.

 

Dezenas de trabalhadores, após anos de dedicação a Codesp, atual SPA, decidiram deixar a empresa após adesão ao PIDV (Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário). O plano foi aprovado pelo Ministério da Infraestrutura e pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, em 2019 e implantado no ano passado.

 

“O resultado do plano de desligamento foi bastante positivo. O PIDV ocorreu durante o ano de 2020 e foi finalizado em setembro, quando os últimos companheiros que aderiram ao plano deixaram a empresa. Mas acreditamos que os resultados poderiam ter sido ainda melhores”, afirma o presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos.

 

Em ofício enviado ao presidente da SPA Fernando Biral, o SINDAPORT expôs que vários companheiros procuraram a entidade, após o prazo de inscrições já ter sido encerrado, manifestando intenção de aderir ao plano de desligamento.

 

Entre os vários motivos que muitos companheiros decidiram pelo plano de incentivo estão: idade mínima exigida e tempo de INSS atingidos após prazo para inscrições, consolidação do plano de equacionamento do déficit do Portus e reflexos da pandemia Covid-19.

 

“Diante do interesse de tantos portuários, decidimos encaminhar ofício ao Biral solicitando a reabertura do plano de incentivo nos mesmos moldes do anterior. Vamos aguardar a realização desses estudos por parte da SPA”.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais