SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Empresa Suape lança programa de saúde mental para os colaboradores

Empresa Suape lança programa de saúde mental para os colaboradores


Fonte: Complexo de Suape (20 de janeiro de 2021 )

 

Suape fechou contrato com a Vitalk, empresa de tecnologia e bem-estar à distância, para acompanhar a saúde mental e física dos colaboradores. O anúncio foi feito pelo presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, nesta terça-feira (12), em reunião on-line com colaboradores da empresa, aproveitando o Janeiro Branco – mês de conscientização da saúde mental. A apresentação foi conduzida pela coordenadora de Recursos Humanos de Suape, Aline Lira, e a equipe da Vitalk.

 

A partir de agora, todos os colaboradores vão ter acesso à experiência de autocuidado de forma fácil, lúdica, rápida, remota e por 24h, através de aplicativo já disponibilizado pela Vitalk. Por meio de uma assistente virtual, a Viki, cada pessoa será conduzida a realizar uma análise de autoconhecimento, que pode resultar em encaminhamentos para cuidar e preservar a saúde mental e emocional.

 

A psicóloga-chefe da Vitalk, Inês Hungerbuehler, apresentou o método adotado pela empresa, que tem como pilares prevenção, tratamento precoce, tratamento clinico, monitoramento e manutenção. O aplicativo identifica os primeiros sinais e sintomas através de plataformas como rastreamento de humor (autopercepção) e o mapeamento e check-up que fica disponível no aplicativo para o colaborador preencher individualmente, que dura em média 10 minutos. O funcionário também pode realizar os exercícios de psicoeducação, com meditações e áudios que ajudam a relaxar.

 

“Antes de sermos profissionais que trabalham em Suape, somos pessoas. Filhos, pais, maridos, esposas, mães, netos, avôs. E, como eu sempre digo nas reuniões, eu não acredito em trabalho e em resultado onde as pessoas não estejam felizes e se sentindo bem. Somando as coisas que naturalmente já são desafiadoras na vida, estamos em uma pandemia, o que deixa muita gente desestabilizada e ‘sem chão’, podendo agravar ainda mais as nossas preocupações e ansiedades que vêm se acumulando e afetando não só a nossa produtividade como a nossa vida pessoal. Então, essa ferramenta vem para agregar muito para todos os colaboradores”, disse o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, na abertura do evento de lançamento do programa Bem Te Quero – Saúde Mental.

 

Durante a apresentação, a equipe técnica da Vitalk abordou a importância de cuidar da saúde mental diariamente. “Os cuidados com a saúde mental devem acontecer de forma preventiva também. Muitas vezes, achamos que você precisa estar já doente ou com algum sintoma para cuidar da mente, mas na verdade ela deve acontecer também de forma preventiva. Costumo comparar com a saúde bucal, que acontece dessa forma”, explicou a Cristiane Redivo, responsável pelo setor de relacionamento com o cliente da Vitalk.

 

Todas as informações que são disponibilizadas para a Viki pelos colaboradores são sigilosas, lembra a coordenadora de Recursos Humanos, Aline Lira. “Nenhum dado é repassado. Os colaboradores podem ficar tranquilos em responder. O relatório que recebemos foi separado por diretorias o que, com a quantidade de pessoas, impossibilita qualquer tipo de identificação. Nós sabemos apenas como estão os níveis de análises gerais dentro da empresa”, explicou. O contrato com a Vitalk tem duração de 01 ano.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais