SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Alta demanda por commodities favorece valor patrimonial do transporte marítimo a granel sólido

Alta demanda por commodities favorece valor patrimonial do transporte marítimo a granel sólido


Fonte: Mundo Marítimo (19 de janeiro de 2021 )
Os operadores de navios a granel devem ter um bom primeiro trimestre de 2021

 

Ações de alto volume (sete ações sob a proteção de Drewr e) registraram um desempenho negativo de 21% para todo o ano de 2020. No entanto, desde o início de 2021, essas ações registraram um ganho de 15,7% para 12 Janeiro de 2021. No futuro, espera-se que os estoques se consolidem, já que a recuperação econômica pós-COVID-19 na China fez com que os preços de muitas commodities caíssem de seus níveis mais baixos no segundo trimestre de 2020, relata Drewry .

 

Um dos principais motores dessa recuperação tem sido a recuperação dos preços do minério de ferro graças às medidas de estímulo adotadas pela China, que têm tido um grande peso no setor manufatureiro. Os contratos futuros de minério de ferro têm sido populares entre alguns investidores como substituto para as apostas direcionais na recuperação da China, levando ao aumento dos preços. Isso, junto com vários problemas, reduziu o fornecimento físico do metal.

 

No entanto, o recente aumento de 11% no Índice Seco do Báltico, registrado em 8 de janeiro de 2021, é atribuído ao carvão e ao minério de ferro. O tempo frio na China impulsionou a demanda por energia em todas as suas redes, o que por sua vez aumentou a demanda por carvão.

 

Com relação ao mercado futuro, o minério de ferro pode ser representado por finos de minério de ferro 62% Fe CFR Futures negociados na Singapore Commodities Exchange, e o carvão pode ser representado por Futuros de carvão de Rotterdam. Ambos se saíram melhor do que há um ano. O minério de ferro ganhou consistentemente ao longo do ano, antes de disparar em novembro e dezembro. Enquanto isso, os futuros do carvão tiveram um ano difícil, ganhando força apenas recentemente.

 

O que isso significa para ações de carregamento em massa sólida?

A recuperação pós-pandêmica da demanda por commodities torna essa classe de ativos atraente para muitos investidores. A magnitude das medidas fiscais e monetárias que estão sendo postas em prática para ajudar as economias a se recuperarem levará a um aumento drástico nos níveis da dívida pública, e um aumento nas taxas de inflação pode ser esperado. À medida que a demanda por bens e serviços aumenta, o preço dos bens também aumenta, aumentando assim os preços das mercadorias usadas para produzi-los. O duplo vento favorável do provável estímulo dos respectivos governos e as pressões inflacionárias podem pressionar a demanda por commodities a granel e os preços dos estoques de carga a granel.

 

Para Drewry , os números de correlação fornecem um forte entendimento de como os preços das ações se comportam em comparação com os preços das commodities. Apesar da mesma força motriz, vários operadores mostram uma tendência diferente, mas consistente. Em essência, espera-se que os operadores de granéis sólidos tenham um bom primeiro trimestre de 2021, já que o estímulo econômico dos respectivos governos aumentará a demanda por commodities. Além disso, a atenuação da pandemia e a melhora na oferta e demanda devido à queda na carteira de pedidos podem levar a um aumento nas taxas e preços das ações.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais