SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Santos será lembrada em documentário britânico

Santos será lembrada em documentário britânico


Fonte: Santaportal (15 de janeiro de 2021 )
Foto: Divulgação

 

FERROVIAS – A histórica ferrovia construída pela São Paulo Railway, construções como a antiga estação de trem do Valongo e outros registros da presença inglesa em Santos vão constar de documentário encomendado pelo Consulado Britânico para veiculação em suas redes sociais.

 

Na manhã desta quinta-feira (14), uma equipe da produtora responsável pela criação da peça esteve no bairro para captação de imagens e depoimento sobre a influência inglesa na Cidade. Quem falou sobre o tema foi o pesquisador Paulo Monteiro, responsável pelo Museu Pelé.

 

Ele destacou a importância da ferrovia para o desenvolvimento econômico e social de Santos, do Estado e do Brasil. “Com a ligação ferroviária, o porto teve um grande impulso. As cargas, que eram transportadas em burros e mulas pela Serra do Mar, passaram a ser trazidas em trens. E os imigrantes que aqui chegavam já contratados para trabalhar, principalmente em lavouras, já seguiam viagem de trem, embarcando a partir do próprio porto. Muitas cidades surgiram às margens da ferrovia”.

 

Construções
Ao falar sobre construções locais com telhado no estilo inglês, mencionou os prédios do Educandário Anália Franco e da Estação do Valongo, inaugurada em 1867, com telhados com declive acentuado para escoamento de neve. E, ainda, o da Cia City (hoje sede da CET), também com características da construção britânica. Deu detalhes sobre o imóvel da estação e destacou que a edificação histórica preservada pelo Município abriga projeto social (Restaurante-Escola Estação Bistrô), a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Sectur) e é local de partida da linha turística do bonde.

 

O pesquisador também recordou que, em determinada época, a Cia City, de origem inglesa, administrava os serviços de energia, água e de transporte da Cidade.

 

Gratificante
A gravação ocorreu na garagem dos bondes, ao lado da antiga estação do Valongo. O local abriga o Museu Vivo do Bonde e, entre os exemplares do acervo, a equipe viu um elétrico de origem escocesa. “É o mais antigo em circulação no País”, informou o engenheiro Marcos Rogério do Nascimento, coordenador da equipe especializada da CET-Santos responsável pelo restauro e manutenção dos bondes.

 

O roteiro inclui um ‘tour’ pelo conjunto de três históricos carros ferroviários de passageiros que integram o acervo. Os veículos são do início do Século XX, foram usados pelo São Paulo Railway, ficaram sob a posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e foram doados ao Município em 2018.

 

O carro Administrativo, de 1913, transportava técnicos e engenheiros da empresa em viagens de inspeção; o Presidencial transportou ex-presidentes e o carro Buffet Pullman operou até 1947 em viagens regulares entre Santos e a Capital.

 

“Muito gratificante conhecer esse trabalho de preservação”, disse Patrícia Favareo, produtora da WTF Produção, responsável pelo documentário. Segundo ela, a peça terá duração de 15 a 20 minutos e será legendada para veiculação nos dois países, devendo ser lançada em fevereiro. Além da Capital e Santos, imagens e depoimentos serão colhidos também em Santo André, onde está localizada a Estação de Paranapiacaba.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais