Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto do Recife instala estação meteorológica

Fonte: Porto do Recife (13 de janeiro de 2021)

Foto: Coordenadoria de Imprensa do Porto do Recife


 
O Porto do Recife começou 2021 de olho no clima e no tempo. Uma estação meteorológica foi instalada no ancoradouro recifense e vai disponibilizar o monitoramento das variáveis climáticas locais. A ação é mais uma iniciativa para melhorar os idicadores de sustentabilidade da empresa e evoluir no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), monitorado pela ANTAQ.
 

“Os indicadores que compõem o IDA foram escolhidos com base em literatura técnica especializada, legislação ambiental aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial. Os 38 indicadores foram então classificados e ponderados entre si quanto ao grau de importância de cada um. A distribuição de pesos entre os indicadores foi baseada na percepção dos técnicos da Gerência de Meio Ambiente e dos responsáveis pelos setores de meio ambiente de 30 portos organizados”, explica Jaime Alheiros, presidente do Porto do Recife.

 
Pesquisadores que realizam estudos ambientais na área do Porto e no centro do Recife contarão com dados mais precisos da região, pois, atualmente, todos os dados fornecidos são da estação do Curado. O equipamento também fornecerá dados mais exatos para a navegação.
 
A nova estação é equipada com instrumentos e sensores capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar e chuva. Os dados registrados são processados no sistema HOBOware Pro e entregue em gráficos, os quais ficam disponíveis para os interessados, no site do Porto do Recife.
 
No mês de teste foram registradas as seguintes a máximas, médias e mínimas da região:

  • Temperatura: Máx – 31,4ºC; Min – 23,9ºC; Média – 28,05ºC
  • Velocidade do vento: Máx – 8,02 m/s; Min – 0,0 m/s; Média – 3,91m/s
  • Rajada de vento: Máx – 11,02 m/s; Min – 0,67 m/s; Média – 5,08m/s
  • Pluviosidade: Máx – 1mm; Min – 0,0mm; Média – 0,0mm
  • Umidade Relativa: Máx – 92,9%; Min – 87,9%, Média – 73,89%.