Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Rússia considera elevar tarifa de exportação de trigo, diz sindicato

Fonte: Moneytimes (12 de janeiro de 2021)

O governo não tem outra escolha a não ser pensar em elevar a tarifa a um valor que possa ter um impacto significativo no mercado interno (Imagem: Unsplash/@dissa)


 
Rússia está considerando elevar sua tarifa de exportação de trigo frente aos 25 euros (30 dólares) por tonelada planejados para vigorar entre 15 de fevereiro e 30 de junho, disse à Reuters o presidente do Sindicato de Exportadores de Grãos do país, Eduard Zernin, nesta segunda-feira.
 
A Rússia, uma das maiores exportadoras de trigo do mundo, tenta estabilizar os preços domésticos de alimentos com a taxa sobre o trigo, além de uma cota para exportações de grãos e uma série de outras medidas, após o presidente Vladimir Putin ter criticado o impacto da inflação excessiva.
 
“A taxa de exportação do trigo visa estabilizar os preços domésticos dos grãos. No entanto, os 25 euros (taxa) planejados foram absorvidos quase que totalmente pelos mercados globais”, afirmou Zernin. Os preços do trigo russo para exportação subiram desde que a medida foi anunciada, em meados de dezembro.

“O governo não tem outra escolha a não ser pensar em elevar a tarifa a um valor que possa ter um impacto significativo no mercado interno”, acrescentou.

“É muito cedo para dizer de quanto será (a taxa), isso vai ser discutido nos próximos dias. Espero muito que sejamos convidados para discutir os novos parâmetros”, disse Zernin, cujo sindicato é um grupo não-governamental de lobby dos exportadores de grãos do país.
 
Nesta segunda-feira, duas fontes familiarizadas com as discussões disseram que o governo russo considerava elevar a taxa de exportação de trigo para 50 euros por tonelada, e que há grandes chances de que esse valor seja aprovado.
 
Uma das fontes afirmou que o aumento pode ter início em 15 de fevereiro ou 15 de março, se aprovado pelo governo.
 
O possível aumento dos impostos foi inicialmente noticiado pela agência Interfax nesta segunda-feira, com informações de fontes.