SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Exportação de petróleo do Brasil segue firme na primeira semana de 2021

Exportação de petróleo do Brasil segue firme na primeira semana de 2021


Fonte: Moneytimes (12 de janeiro de 2021 )
A Petrobras informou na semana passada ter registrado um recorde de produção de petróleo em 2020 (Imagem: Petróleo no porto chinês de Qingda/ Reuters)

 

As exportações brasileiras de petróleo registraram média de 387,3 mil toneladas por dia na primeira semana do ano, mais de 100% acima da média reportada para todo mês de janeiro do ano passado, apontaram dados divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira.

 

Em janeiro de 2020, as vendas externas de petróleo do Brasil somaram média de 191,9 mil toneladas diárias.

 

O valor obtido pelo petróleo, no entanto, caiu para 284,5 dólares por tonelada na primeira semana de 2021, ante 404,6 dólares por tonelada em janeiro de 2020, segundo a pasta, em meio a impactos da pandemia sobre o mercado da commodity.

 

O avanço no volume das vendas ocorre após o Brasil ter reportado recorde nas exportações de petróleo no ano passado, diante de um avanço da produção no pré-sal brasileiro e da expansão de novas companhias estrangeiras no Brasil além da Petrobras (PETR4).

 

As exportações brasileiras de petróleo no ano passado atingiram 70,6 milhões de toneladas, alta de 18,5% na comparação com 2019, com países como a China tirando proveito para adquirir grandes quantidades a preços mais baixos em faturamento, os embarques caíram quase 19%, para 19,5 bilhões de dólares.

 

A Petrobras informou na semana passada ter registrado um recorde de produção de petróleo em 2020.

 

A estatal bombeou 2,28 milhões de barris por dia (bpd) em petróleo, superando marca anterior de 2015.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais