Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Casos de covid-19 disparam e Portugal terá novo lockdown

Fonte: Valor Econômico (11 de janeiro de 2021)

Armando Franca/AP


 
Após registrar sucessivos recordes de novos casos, mortes e hospitalizações por covid-19, Portugal se prepara para um novo confinamento geral. A medida foi confirmada pelo governo neste sábado.
 
A princípio, o lockdown deve ser aprovado no Parlamento na próxima quarta, entrando em vigor já no dia seguinte. As novas restrições devem seguir o modelo do primeiro confinamento, mas com uma diferença significativa: as escolas, a princípio, permanecerão abertas.
 
“O que faremos é um confinamento muito próximo daquele que existiu durante os meses de março e abril, garantindo que não fechemos nada que não tenha sido fechado [no primeiro lockdown]”, afirmou, neste sábado, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
 
Ela destacou que a indústria, a agricultura e o setor de distribuição permanecerão abertos, assim como no primeiro confinamento. Antes de bater o martelo sobre todas as restrições, o Executivo português aguarda uma reunião com especialistas. O governo pede, no entanto, que os cidadãos já comecem a se isolar.
 
“Não é necessário ficarmos à espera de um novo decreto quando sabemos que, face a estes números, é nossa obrigação protegermo-nos, reduzindo ao máximo nossos contatos àquilo que é essencial. […] No momento em que há mais pessoas infectadas, também cresce o risco de cada um de nós nos infectarmos”, completou Vieira da Silva.
 
Ao contrário de outros países do continente, como França e Alemanha, Portugal ainda mantém aberta a maior parte do setor de comércio e serviços, incluindo restaurantes, cinemas e academias de ginástica. São justamente essas atividades que devem acabar sendo encerradas.
 
Governo criticado
Muito elogiado pela reação inicial nos primeiros meses da pandemia, o governo de Portugal vem sendo criticado pela resposta à nova onda de casos de coronavírus. Na contramão de outros países europeus, Portugal não intensificou as restrições de aglomerações e deslocamentos no período de Natal. Pelo contrário: houve afrouxamento das medidas no período entre 23 e 26 de dezembro.
 
Embora as regras tenham sido apertadas para as celebrações do Ano Novo, especialistas veem consequências graves na decisão de não impor limites à quantidade de pessoas reunidas no Natal.
 
Na sexta-feira (8), o país – que tem pouco mais de 10 milhões de habitantes – registrou seu pior dia da pandemia até agora, com recorde de novos diagnósticos (10.176) e de mortes (118).
Nos últimos 4 dias, com pequenas variações, o número de novos casos tem ficado próximo da casa dos 10 mil, algo que jamais tinha acontecido.
 
Pressionado, o Sistema Nacional de Saúde (SNS) já dá sinais de esgotamento. Os hospitais públicos de Lisboa atingiram sua capacidade para doentes com covid e já transferem pacientes para outras regiões, como Porto, Covilhã e Algarve.
 
Em nota, a Ordem dos Médicos de Portugal afirma que os números anteriores da pandemia já permitiam antever que a situação do país dependeria das medidas adotadas na época festiva, mas que o governo optou por “tomar a decisão política de aliviar as medidas de contenção”.
 
A entidade também criticou a estratégia de comunicação da campanha de vacinação contra a covid-19, iniciada em 27 de dezembro. No dia anterior, as autoridades enviaram mensagens de texto aos celulares de todos os moradores do país avisando sobre o início das imunizações.
 
Segundo a Ordem dos Médicos, a comunicação “terá contribuído para a redução da percepção do risco por parte da população”. Desde o início da pandemia, Portugal já registrou 476.187 casos e 7.701 mortes.