SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   China tenta acordo com a OMS para investigar as origens da covid-19 no país

China tenta acordo com a OMS para investigar as origens da covid-19 no país


Fonte: Valor Investe (7 de janeiro de 2021 )

A China disse nesta quarta-feira que continua negociando com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para autorizar que uma equipe de especialistas internacionais investigue as origens da covid-19 no país.

 

As declarações de Pequim foram dadas após o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ter criticado a China por não aprovar os vistos que seriam concedidos aos especialistas, impedindo a chegada da missão.

 

Tedros disse estar “muito decepcionado” com a postura de Pequim. “Soubemos que as autoridades chinesas ainda não finalizaram as autorizações necessárias para a chegada da equipe na China”, disse ele ontem.

 

Em entrevista coletiva, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse hoje, segundo a Associated Press, que a China sempre esteve “aberta” a uma investigação sobre as origens do vírus. Ela afirmou o país ainda está negociando com a OMS detalhes sobre as datas da visita e sobre o itinerário que será percorrido pelos especialistas.

 

“O problema das origens é muito complexo. Para garantir que o trabalho do grupo de especialistas globais na China seja bem-sucedido, precisamos realizar os procedimentos necessários”, disse ela. “Atualmente, ambos os lados ainda estão em negociações sobre isso. Eu entendo que não é apenas um problema de visto.”

 

Segundo a Associated Press, o governo da China tem controlado todas as pesquisas internas sobre as origens do vírus. A mídia estatal do país também divulgou relatos de que a covid-19 pode ter surgido em outro lugar, não na cidade de Wuhan, o primeiro epicentro da pandemia.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais