SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Movimento no Porto de Santos cresce 9% até novembro e deve bater recorde no fechamento de 2020

Movimento no Porto de Santos cresce 9% até novembro e deve bater recorde no fechamento de 2020


Fonte: G1 (4 de janeiro de 2021 )

 

Nos últimos anos, o Porto de Santos vem batendo recordes na movimentação de cargas. E em 2020, mesmo com a pandemia, deve registrar o maior volume da história.

 

De janeiro a novembro, o porto movimentou mais de 130 milhões de toneladas, um crescimento de quase 9%, puxado pela soja e pelo açúcar.

 

No caso do açúcar, o avanço foi de quase 72%, com 9 milhões de toneladas a mais escoadas para a África, Ásia e Oriente Médio.

 

E esse crescimento se deve a muito investimento que tem sido feito no porto nos últimos anos. Um deles é o Vollert, que começou a ser construído em 2015. Ele é um robô tracionador elétrico que veio da Alemanha, usado para manobrar vagões.

 

“O aumento da demanda por grãos no mundo exigiu que os terminais portuários se modernizassem”, diz Leonardo Ribeiro, gerente de relações portuárias.

 

“Então, você tem equipamentos mais seguros, equipamentos com potência no embarque e isso tudo deixa o porto de Santos e os portos brasileiros em um momento de produtividade extraordinário perante o mundo. Não é à toa que o Brasil lidera este mercado”, reforça.

 

Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais