SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Brasil tem condições de monitorar e combater desmatamento, afirmam especialistas

Brasil tem condições de monitorar e combater desmatamento, afirmam especialistas


(21 de dezembro de 2020 )
De agosto de 2019 a julho de 2020 foram 11 mil quilômetros quadrados de desmatamento por corte raso no Brasil (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

 

País que mais desmata suas florestas atualmente, o Brasil tem condições tecnológicas e legislação capaz de garantir a preservação de seus recursos naturais sem prejudicar a produção agropecuária.

 

Essa foi a tônica do debate realizado nesta semana em Plenário do Senado, numa sessão temática que reuniu especialistas para discutir a situação da Amazônia. Para eles, a agricultura não depende de mais desmatamento.

 

Além disso, é preciso investir em ações de prevenção, fiscalização e de combate a atividades ilegais como garimpo e grilagem de terras.

 

Assim será possível reverter o quadro das últimas décadas, nas quais o Brasil derrubou mais de 30 milhões de hectares de cobertura vegetal nativa, quatro vezes mais que ArgentinaParaguaiBolíviaIndonésia Rússia.

 


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais