SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Imbituba atualiza norma de atracação de navios

Porto de Imbituba atualiza norma de atracação de navios


Fonte: Agência Porto (18 de dezembro de 2020 )

Os usuários do Porto de Imbituba contam agora com uma nova norma e procedimentos operacionais de prioridade, preferência de atracação e produtividade operacional no âmbito do Porto Organizado. A Resolução nº 057 foi aprovada pela diretoria executiva da SCPAR Porto de Imbituba e entrou em vigor nesta quinta-feira (17), com a publicação no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, substituindo a Portaria PRE nº 005, de 2018.

 

O processo de atualização foi liderado por Grupo de Trabalho específico, formado por técnicos da autoridade portuária, e teve sua minuta amplamente discutida e avaliada pelo Sindicato dos Operadores Portuários (SINDOP Imbituba) e do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Comissárias de Despachos do Estado de Santa Catarina (SINDASC).

 

“Essa revisão, além de participativa, é essencial para fortalecer a isonomia na movimentação de cargas e atendimento de navios, disciplinando melhor as regras de troca de berço de atracação, por exemplo. Também buscamos promover as relações com e entre os stakeholders do Porto de Imbituba, reforçando a equalização de interesses”, avalia Fábio Riera, diretor de Infraestrutura e Logística da autoridade portuária.

 

Para Jorge Souza, agente marítimo da Orion e representante do Sindasc, “a atualização e  modernização da regra de atracação é importante principalmente considerando o aumento no número de escalas e o novo perfil de cargas do porto”. Souza acrescenta que “a discussão foi feita de forma adequada com todos os players do mercado, escutando as necessidades e ajustando de acordo com a legalidade e com as boas práticas do porto”.

 

A nova resolução está disponível no site do porto (clique aqui e leia a normativa na íntegra), na aba Informações Operacionais: Normas e Regulamentos.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais