SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   CI aprova indicada para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

CI aprova indicada para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)


Fonte: Agência Senado (15 de dezembro de 2020 )
A indicação de Flávia Takafashi para a diretoria da Antaq segue para a análise do Plenário – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta segunda-feira o nome de Flávia Morais Lopes Takafashi para integrar a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A indicação agora será votada pelo Plenário.

 

A indicada é presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos desde 2019. Formada em Direito, ela é servidora de carreira da agência desde 2010 também chefia o Departamento de Gestão de Contratos da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, no Ministério da Infraestrutura.

 

Em sua sabatina à CI, Flávia Takafashi afirmou que o setor de transportes aquaviários é “um dos mais estratégicos” para o desenvolvimento do Brasil. Em 2020 o setor apresentou crescimento, mostrando “resiliência” no período da pandemia de covid-19, segundo ela. ela destacou que entre as próximas missões da Antaq está a desestatização das administrações portuárias, cujas concessões devem ser conduzidas com aptidão.

 

O presidente da comissão, senador Marcos Rogério (DEM-RO), pediu à indicada que dê atenção ao tema da navegação interior. Segundo ele, o país é “riquíssimo” em rios navegáveis, mas não aproveita esse potencial.

 

O mandato na diretoria da Antaq é de cinco anos, sem a possibilidade de recondução.

 

BR do Mar

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) chamou a atenção da indicada sobre o PL 4.199/2020, conhecido como “BR do Mar”, que incentiva a navegação de cabotagem (pela costa). Ele chegou ao Senado na semana passada. Kátia entende que ele beneficia as maiores empresas que atuam no setor da cabotagem – que são todas estrangeiras – pois permite mais afretamentos (contratações de navios) a quem transporta mais tonelagem de carga.

 

Flávia Takafashi afirmou que trabalhará na Antaq para fomentar o aumento da concorrência nas atividades, e que a agência incentivará inovações legislativas e regulatórias para tornar os serviços mais eficientes.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais