SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Com recorde de casos de covid-19, Coreia do Sul planeja adotar grau máximo de restrições

Com recorde de casos de covid-19, Coreia do Sul planeja adotar grau máximo de restrições


Fonte: Valor Econômico (14 de dezembro de 2020 )
Médicos utilizam equipamentos de proteção enquanto transferem paciente infectado com o coronavírus em Seul, na Coreia do Sul
Imagem: Chung Sung-Jun/Getty Images

 

A Coreia do Sul está considerando elevar as restrições de distanciamento social ao mais alto nível, à medida que casos de covid-19 aumentam e a taxa de aprovação do presidente Moon Jae-in cai para um nível recorde devido ao atraso percebido na obtenção de vacinas.

 

Enquanto as novas infecções diárias atingiam um novo máximo de 1.030 no domingo, Moon pediu a seu gabinete em uma reunião de emergência para se prepararem para o pior cenário, de subir para a Fase 3, o nível superior de restrições numa escala de cinco fases.

 

Embora não seja tão rigorosa quanto as medidas de bloqueio tomadas em lugares como os Estados Unidos e a Europa, a Fase 3 fecharia grandes setores da economia. As pessoas seriam solicitadas a ficar em casa em princípio, minimizando o contato com outras pessoas. Todos, exceto o pessoal essencial, seriam convidados a trabalhar em casa, as escolas seriam fechadas e apenas aulas on-line permitidas.

Nesta segunda-feira, o governo ordenou que as escolas fechassem a partir de terça-feira em Seul e arredores – uma região atualmente sob a segunda fase mais restritiva, a Fase 2.5. O resto do país está na Fase 2.

 

“É um momento crítico para considerar o aumento do nível de distanciamento social para a Fase 3 se não pudermos conter o surto”, disse Moon, referindo-se ao nível de alerta mais alto. “As autoridades devem tomar uma decisão se for inevitável.”

 

Moon pediu desculpas à nação no sábado por não conseguir impedir o recente aumento de casos, apesar da insistência no cumprimento de regras de distanciamento. “Lamento pensar em pessoas com ansiedade e preocupações,” Moon postou no Twitter.

 

O índice de aprovação de Moon caiu para uma baixa recorde de 37,1% na segunda semana de dezembro, abaixo dos 37,4% da semana anterior, de acordo com uma pesquisa da Realmeter. O Gallup Coreia também disse que a avaliação de Moon atingiu uma nova baixa de 38% no mesmo período.

 

O Gallup disse que os entrevistados críticos a Moon apontaram a política de habitação e a gestão inadequada da covid-19 como as principais razões para sua desaprovação. O pesquisador disse que um número crescente de pessoas reclamava da política de saúde pública do presidente no mês passado.

 

O principal partido da oposição, People Power Party, disse que o governo deveria priorizar a vacinação das pessoas o mais rápido possível, porque a Coreia do Sul está atrás de outros países que já aprovaram vacinas.

 

O Reino Unido começou a vacinar pessoas na semana passada pela primeira vez. Os primeiros carregamentos de uma vacina contra a covid-19 nos Estados Unidos foram transportados em caminhões e aviões no domingo.

 

“As vacinações devem vir primeiro. O governo diz que podemos injetar vacinas já em fevereiro ou março do próximo ano. É porque o governo ignorou a opinião dos especialistas de que as vacinas são urgentes”, disse Bae Joon-young, porta-voz do PPP, em comunicado na segunda-feira.

 

A Coreia do Sul confirmou 718 novos casos na segunda-feira. O total de infecções atingiu 43.484, com 587 mortes.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais