Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Com recorde de casos de covid-19, Coreia do Sul planeja adotar grau máximo de restrições

Fonte: Valor Econômico (14 de dezembro de 2020)

Médicos utilizam equipamentos de proteção enquanto transferem paciente infectado com o coronavírus em Seul, na Coreia do Sul
Imagem: Chung Sung-Jun/Getty Images


 
A Coreia do Sul está considerando elevar as restrições de distanciamento social ao mais alto nível, à medida que casos de covid-19 aumentam e a taxa de aprovação do presidente Moon Jae-in cai para um nível recorde devido ao atraso percebido na obtenção de vacinas.
 
Enquanto as novas infecções diárias atingiam um novo máximo de 1.030 no domingo, Moon pediu a seu gabinete em uma reunião de emergência para se prepararem para o pior cenário, de subir para a Fase 3, o nível superior de restrições numa escala de cinco fases.
 
Embora não seja tão rigorosa quanto as medidas de bloqueio tomadas em lugares como os Estados Unidos e a Europa, a Fase 3 fecharia grandes setores da economia. As pessoas seriam solicitadas a ficar em casa em princípio, minimizando o contato com outras pessoas. Todos, exceto o pessoal essencial, seriam convidados a trabalhar em casa, as escolas seriam fechadas e apenas aulas on-line permitidas.
Nesta segunda-feira, o governo ordenou que as escolas fechassem a partir de terça-feira em Seul e arredores – uma região atualmente sob a segunda fase mais restritiva, a Fase 2.5. O resto do país está na Fase 2.
 
“É um momento crítico para considerar o aumento do nível de distanciamento social para a Fase 3 se não pudermos conter o surto”, disse Moon, referindo-se ao nível de alerta mais alto. “As autoridades devem tomar uma decisão se for inevitável.”
 
Moon pediu desculpas à nação no sábado por não conseguir impedir o recente aumento de casos, apesar da insistência no cumprimento de regras de distanciamento. “Lamento pensar em pessoas com ansiedade e preocupações,” Moon postou no Twitter.
 
O índice de aprovação de Moon caiu para uma baixa recorde de 37,1% na segunda semana de dezembro, abaixo dos 37,4% da semana anterior, de acordo com uma pesquisa da Realmeter. O Gallup Coreia também disse que a avaliação de Moon atingiu uma nova baixa de 38% no mesmo período.
 
O Gallup disse que os entrevistados críticos a Moon apontaram a política de habitação e a gestão inadequada da covid-19 como as principais razões para sua desaprovação. O pesquisador disse que um número crescente de pessoas reclamava da política de saúde pública do presidente no mês passado.
 
O principal partido da oposição, People Power Party, disse que o governo deveria priorizar a vacinação das pessoas o mais rápido possível, porque a Coreia do Sul está atrás de outros países que já aprovaram vacinas.
 
O Reino Unido começou a vacinar pessoas na semana passada pela primeira vez. Os primeiros carregamentos de uma vacina contra a covid-19 nos Estados Unidos foram transportados em caminhões e aviões no domingo.
 
“As vacinações devem vir primeiro. O governo diz que podemos injetar vacinas já em fevereiro ou março do próximo ano. É porque o governo ignorou a opinião dos especialistas de que as vacinas são urgentes”, disse Bae Joon-young, porta-voz do PPP, em comunicado na segunda-feira.
 
A Coreia do Sul confirmou 718 novos casos na segunda-feira. O total de infecções atingiu 43.484, com 587 mortes.