SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Alemanha retoma lockdown para conter alta de casos

Alemanha retoma lockdown para conter alta de casos


Fonte: Valor Econômico (14 de dezembro de 2020 )

A Alemanha entrará em lockdown a partir de quarta-feira, fechando todas as lojas e escolas, em sua luta para controlar a forte alta do número de casos de covid-19.

 

“O coronavírus ficou fora de controle, e estamos perto do pior momento”, disse o primeiro-ministro do Estado da Bavária, Markus Söder, ontem, após reunião da premiê da Alemanha, Angela Merkel, com líderes dos 16 Estados.

 

A decisão chega depois de a Alemanha ter registrado um recorde de quase 30 mil novos casos e 598 mortes de covid-19 na sexta-feira.

 

Merkel admitiu que as restrições atrapalhariam as comemorações de Natal, mas disse que as autoridades se viram “obrigadas a agir”. “Há uma necessidade urgente de ação”, disse a premiê alemã. “Temos visto aumento nos casos e crescimento exponencial nos últimos dias.”

 

De acordo com o decreto do lockdown, a maioria das lojas será fechada entre 20 de dezembro e 10 de janeiro, assim como salões de cabeleireiro e de beleza, spas e clínicas de massagem e estúdios de tatuagem. As escolas ficarão fechadas durante o período, e as empresas estão sendo encorajadas a permitir que os funcionários trabalhem em casa.

 

Um comunicado do governo ressalta que os hospitais alemães, especialmente as unidades de terapia intensiva, estão sob pressão cada vez maior em razão do “alto número de pacientes com coronavírus em estado grave”. As medidas de confinamento foram necessárias para evitar que o sistema de saúde fique “sobrecarregado”, destaca o texto.

 

Um lockdown “leve”, imposto no início de novembro – no qual restaurantes, bares, academias de ginástica e cinemas ficaram fechados, mas escolas e lojas continuaram abertas – ajudou a conter o crescimento exponencial dos casos por pouco tempo. As infecções voltaram a subir, com as pessoas se encontrando com parentes e amigos em grandes números, antecipando-se ao feriado do Natal.

 

Söder descreveu o coronavírus como uma “catástrofe que nos afeta mais do que qualquer outra crise nos últimos 50 anos”. Ele disse que as autoridades não podem mais ser tímidas em suas respostas e que precisam agir para evitar que a Alemanha se torne o “filho problemático” da Europa.

“Bergamo está mais perto do que todos imaginam”, disse, referindo-se às imagens de caminhões militares carregando dezenas de cadáveres na cidade do norte da Itália, durante a primeira onda de casos de covid-19, no início da pandemia.

 

Pelas regras do novo lockdown, estão proibidas reuniões sociais privadas com mais de cinco pessoas. As medidas serão abrandadas um pouco entre 24 e 26 de dezembro, para que as famílias possam passar o Natal juntas.

 

O consumo de álcool em locais públicos também fica proibido a partir de quarta-feira. Recentemente, líderes mostraram preocupação com o número de barracas nos centros de cidades vendendo vinho quente a grandes grupos.

 

Todas as reuniões públicas serão proibidas na véspera do ano novo, assim como a exibição de fogos de artifícios em praças públicas. A venda de fogos de artifício antes de 31 de dezembro também ficará proibida, e as pessoas serão desencorajadas a acendê-los “em vista do alto risco de ferimento e da enorme pressão sobre o sistema de saúde”, segundo o comunicado divulgado ontem. Os cultos religiosos serão permitidos, mas o público não poderá cantar. O governo também aprovou uma compensação financeira para as empresas afetadas pela suspensão das atividades, no valor de até € 500 mil por mês para cada uma.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais