SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Governo fará campanha emergencial pedindo redução do consumo de luz e água

Governo fará campanha emergencial pedindo redução do consumo de luz e água


Fonte: Valor Investe (10 de dezembro de 2020 )
— Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

 

Em estado de alerta por causa da falta de chuvas e dos reservatórios cada vez mais vazios, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o governo iniciará uma campanha emergencial pedindo à população que economize água e luz.

 

Uma peça publicitária, preparada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), já foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro e deverá ser veiculada a partir de segunda-feira. Haverá inserções na televisão e no rádio, bem como postagens em mídias sociais. O tom, segundo apurou o Valor, será o de ressaltar a importância de “evitar o desperdício”.

 

A ação sinaliza um aumento das preocupações no governo com a possibilidade de medidas mais duras. Bolsonaro já foi informado pelas autoridades do setor elétrico que, do ponto de vista operacional, não há muito mais o que fazer.

 

Nos últimos dias, o acionamento de usinas térmicas e a importação de energia da Argentina já foram levados praticamente ao limite. Ontem, por exemplo, a geração por térmicas convencionais (movidas a gás natural, carvão ou óleo) chegou a 13.756 megawatts médios — há um ano, estava em menos de 10 mil MW médios. Até a usina de Santa Cruz (RJ), uma das mais caras, está operando.

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu a bandeira vermelha faixa 2 — com cobrança de R$ 6,24 para cada 100 quilowatts-hora consumidos — em dezembro e a vazão de defluência (quantidade de água que sai) da hidrelétrica de Sobradinho, no rio São Francisco, foi reduzida.

 

O maior motivo de preocupação é com os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que corresponde a cerca de 70% da capacidade de armazenamento do país para geração de energia. Ele está atualmente com 16,45% de capacidade — o nível mais baixo desde 2014 para este período do ano.

 

Algumas represas entraram em situação dramática. É o caso de Marimbondo (4,62%), Água Vermelha (3,87%), Itumbiara (4,21%), São Simão (4,01%) e Emborcação (8,45%). Parte dos reservatórios no Paraná também entrou em níveis críticos.

 

Em outubro, as chuvas no Sudeste/Centro-Oeste atingiram o pior índice em 90 anos, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Até ontem, estavam em 37% da média histórica para dezembro.

 

As autoridades do setor ponderam que é muito cedo para falar em racionamento e que o período de chuvas, até março-abril, é essencial para definir as perspectivas. Uma fonte oficial afirma que, no monitoramento diário feito pelos órgãos da área, houve a constatação de que as chances de chuvas mais fortes melhoraram nesta semana. Isso seria um alívio importante para a operação, segundo essa fonte, acrescentando que está na hora de fazer um apelo e uma comunicação franca à população.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais