SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   China ultrapassa França e se torna 2º maior mercado de exportação da Alemanha

China ultrapassa França e se torna 2º maior mercado de exportação da Alemanha


Fonte: Valor Econômico (10 de dezembro de 2020 )
— Foto: Martin Meissner/AP

 

A China superou a França e passou a ser o segundo maior mercado de exportação da Alemanha, destacando como a pandemia de covid-19 tornou a maior economia da Europa dependente do país asiático.

 

Em geral, as exportações alemãs cresceram em um ritmo mais lento do que o esperado, com alta de 0,8% em outubro, o menor avanço desde a queda acentuada entre março e abril, segundo reportagem do jornal “Financial Times”, que cita a agência de estatísticas do país.

 

As exportações para a China em outubro cresceram 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado, um contraste em relação à queda de 10,5% nas vendas para os EUA, o maior mercado para as exportações da Alemanha. Com França e Reino Unido, os recuos foram de 11,4% e 11,7%, respectivamente.

 

“Apesar da desaceleração de outubro, o setor de exportação continua sendo uma das poucas esperanças da economia alemã para evitar uma contração significativa no quarto trimestre”, disse Carsten Brzeski, economista do ING, ao “FT”.

 

Nos primeiros 10 meses deste ano, as exportações alemãs caíram 11,2% em relação ao mesmo período do ano passado, um sinal de como a pandemia interrompeu o comércio global.

 

Em outubro, as importações do país cresceram 0,3% na comparação com setembro. O superávit em conta corrente aumentou para 22,5 bilhões de euros no mês, contra 19 bilhões de euros em outubro de 2019.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais