SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   ATP celebra a aprovação BR do Mar e extensão do Reporto

ATP celebra a aprovação BR do Mar e extensão do Reporto


Fonte: Agência Porto (10 de dezembro de 2020 )
 (Crédito: Divulgação)

 

A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) considera uma importante conquista a aprovação do Projeto BR do Mar (PL4.199/20) pela Câmara dos Deputados.

 

Segundo Murillo Barbosa, presidente da ATP, o projeto – que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem e a extensão do Reporto (Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária) até o final de 2021, – impõe passos necessários para o setor portuário brasileiro, trará grande estímulo ao transporte de cabotagem no país e vai proporcionar o incremento nas operações portuárias, resultando em redução de custos logísticos e aumento da competitividade nacional.

 

A expectativa da ATP é que o texto também seja aprovado no Senado Federal. “Os números previstos com a aprovação da matéria atestam essa realidade. Com a medida, será possível ampliar em 40% a oferta de embarcações para a cabotagem no país, com um potencial de crescimento da cabotagem de 30% ao ano. O impacto positivo na economia será significativo, já que o projeto espera ampliar em 65% o volume de contêineres transportados por ano, até 2022”, destaca Barbosa.

 

O objetivo inicial da ATP e da Coalizão Empresarial Portuária, composta por seis entidades representantes do setor, seria a renovação do Reporto por cinco anos, até 2025. “Todavia, a extensão até o final do ano que vem já representa um avanço inicial e dará fôlego para o setor. A extensão por mais tempo do regime pode ser discutida na Reforma Tributária que poderá trabalhar os tributos de maneira mais equânime e menos setorizada”, aponta.

 

O Reporto, frisa o presidente da ATP, é fundamental para garantir a continuidade dos investimentos no setor portuário, amparados por esse benefício, que vai proporcionar aumento na geração de empregos e contratações e viabilizar a manutenção dos contratos com os valores já pactuados anteriormente.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais