Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Portos de Abu Dhabi concluem segunda fase de desenvolvimento portuário

Fonte: Porto Tecnologico (09 de dezembro de 2020)

Os portos de Abu Dhabi concluíram a segunda fase de desenvolvimento do porto multifuncional Delma, que busca melhorar o comércio marítimo regional e a conectividade .


 
Com o objetivo de estender a capacidade do porto para beneficiar a região e as necessidades recreativas, pesqueiras e comerciais da comunidade local, o projeto irá facilitar significativamente a movimentação de embarcações de desembarque, balsas de passageiros, barcos de recreio e barcos de pesca através das novas instalações.
 
Um foco principal da segunda fase do desenvolvimento foi a construção de uma parede de cais dedicada de 315 metros, que juntamente com várias instalações modernas no local, foram projetadas para atender especificamente às demandas da comunidade marítima de longa data da Ilha de Delma e da região de Al Dhafra.
 
Capaz de acomodar até 60 barcos, o projeto de expansão permitirá que as embarcações de recreio e comercial da região sejam facilmente transferidas e realocadas do antigo Porto de Delma para o novo porto.
 
Mohamed Juma Al Shamisi, CEO do Grupo, Portos de Abu Dhabi,  disse: “Projetos como o desenvolvimento contínuo e a evolução do novo Porto de Delma são vitais para facilitar o crescimento econômico da Ilha de Delma e da região de Al Dhafra.
 
“Ao garantir que o Porto Delma continue atendendo às necessidades da comunidade marítima da região e atraindo interesse como destino internacional, os Portos de Abu Dhabi estão cumprindo a visão de nossa liderança para estabelecer nosso emirado como um centro marítimo global de ponta, apoiado por serviços ultramodernos, infraestrutura e padrões de saúde, segurança e qualidade. ”
 
Saif Al Mazrouei, Chefe do Cluster de Portos, Portos de Abu Dhabi, também comentou: “O novo Porto Delma serve como o ponto focal dos planos de nosso governo para crescer e promover o desenvolvimento econômico e social da região de Al Dhafra.
 
“Com a conclusão da segunda fase de desenvolvimento no Porto de Delma, não apenas fornecemos à comunidade marítima de Al Dhafra acesso a instalações modernas, mas também construímos uma nova casa de onde ela pode continuar a expandir seus negócios e prosperar.
 
“O porto atuará como um motor para o futuro desenvolvimento recreativo e comercial, e uma ponte ligando de volta às orgulhosas tradições e à rica história de nosso povo e nossa nação.”
 
Quando a primeira fase do novo porto foi inaugurada em 2017 como uma substituição moderna do antigo porto, contava com um cais de 103 metros para um terminal de balsas que atende às necessidades comerciais e comunitárias da Ilha de Delma, uma marina com 160 berços úmidos e 104 ancoradouros secos para pesca e embarcações de recreio, um pátio de reparações, um edifício administrativo, um mercado de peixe e o posto de abastecimento marítimo ADNOC, tornando-o um dos maiores portos polivalentes de Al Dhafra.
 
A segunda fase do empreendimento contemplou também a criação de um novo quebra-mar de proteção que irá abrigar a metade norte do porto que, no âmbito do projeto, foi dragado a seis metros de profundidade.
 
Outros destaques do projeto incluíram: realocação de cabos marítimos Etisalat ao redor do Porto de Delma; conclusão de um estudo de navegação; construção de estradas de interconexão, pavimentação e cerca ISPS (International Ship and Port Facility Security); e, instalação de utilitários de serviço, como água potável e postes solares. Além disso, o projeto incluiu a instalação de proteção costeira para o Delma Ladies Club, a pedido do município de Al Dhafra.