SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Santos vai ampliar horário do comércio para evitar aglomerações

Santos vai ampliar horário do comércio para evitar aglomerações


Fonte: Prefeitura de Santos (7 de dezembro de 2020 )

 

A Prefeitura de Santos vai aguardar até quarta-feira (9) pela suspensão das restrições de horários de atendimento do comércio por parte do governo do Estado. Caso a determinação não seja revogada, o próprio Município tomará a iniciativa de ampliar os períodos de funcionamento dos estabelecimentos a fim de evitar aglomerações de público – mantendo o rigor na fiscalização do limite de 40% da capacidade de clientes de cada recinto.

 

De acordo com o Plano São Paulo, do governo estadual, nas regiões que se encontram na fase amarela – caso da Baixada Santista –, lojas, bares, restaurantes e outros pontos comerciais devem abrir somente por dez horas diárias, até as 22h.

 

“Discordamos de algumas medidas porque não consideramos adequadas. Limitar horário não contribui em nada. Entendemos que essa redução estimula a aglomeração. Em vez de diluir, acabamos concentrando”, argumentou o prefeito durante pronunciamento em live nas redes sociais neste domingo (6).

 

Ele ressaltou que o posicionamento do Município está baseado em análises de técnicos da rede municipal de saúde. “Ouvimos nossos profissionais da Prefeitura e entendemos que, em Santos, essa limitação não vai funcionar”, explicou, estipulando prazo para reversão do protocolo. “Se nenhuma medida for tomada nas próximas 72 horas pelo governo do Estado, vamos ampliar os horários de funcionamento no âmbito municipal e discutir isso em juízo”.

 

O prefeito, que também preside o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), anunciou que convocará nesta semana uma reunião extraordinária do órgão para deliberar sobre o assunto na Região.

 

A extensão dos horários de atendimento ao público é defendida também pelo infectologista da rede municipal Marcos Caseiro. “No que se refere ao fim do ano e ao fluxo das pessoas no comércio, me parece muito mais sensato justamente a ampliação dos horários. Associados ao bom-senso dos comerciantes, conseguimos que as pessoas tenham um espaçamento maior de tempo para frequentar os estabelecimentos, evitando a aglomeração”.

 

Ele ressalta também a importância da manutenção de outras medidas de prevenção ao contágio, “com número limitado de pessoas, respeitando as normas de distanciamento social, com utilização de máscara e álcool em gel, para que não ocorra uma disseminação do vírus da covid-19 nesse período”.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais