Klabin anuncia 23 novas metas para avançar no desenvolvimento sustentável

Primeira empresa brasileira a emitir um green bond (títulos de dívida que buscam unir sustentabilidade com retorno financeiro) de 30 anos, a Klabin está usando as exigências desses papéis para avançar no desenvolvimento sustentável. A fabricante de papel anuncia nesta sexta-feira, 4, 23 metas nessa direção. Entre os objetivos, a empresa buscará ter, até 2030, uma matriz energética 92% renovável, com economia de baixo carbono. Também quer reduzir em 20% o consumo de água.
Razzolini diz que a Klabin tem em estoque de 4,7 milhões de toneladas de carbono equivalente. Essa unidade de medida equivale ao balanço entre os gases emitidos e captados pela empresa, em suas operações durante 2019. As florestas tiveram papel importante nessa conta.
Apesar de ainda não existir nenhum mecanismo oficial de negociação de carbono, o estoque pode gerar crédito para a negociação no mercado. A empresa também trabalha em iniciativas bilaterais, com negociações diretas com outras companhias. “Ainda não há previsão de que isso se concretize no curto prazo”, afirma. “Mas a Klabin está preparada e tem potencial de entrar em negociação”.
Em relação ao uso da água, a companhia reduziu, nos últimos 15 anos, em 45% o consumo em suas fábricas. “Agora estamos propondo redução de mais 20%. Também é uma redução financiada pelo mecanismo dos green bonds”, diz.
Para ele, a sustentabilidade ganhou projeção. “Vários fundos só investem em companhias que colocam essa questão como prioritária”, diz.
Mais lidas
Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto. Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]
Há oportunidades para ensino médio, técnico, superior, estágios e exclusivas para PCD
O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]