SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Câmbio flutuante e commodities pressionam ações da Cosan

Câmbio flutuante e commodities pressionam ações da Cosan


Fonte: Moneytimes (4 de dezembro de 2020 )
A Raízen, joint venture da Cosan e da Shell, é um dos atributos positivos para sua controladora, dados os preços do açúcar e do petróleo (Imagem: Site da Raízen)

 

As ações da Cosan (CSAN3) podem permanecer em um patamar de estagnação diante do hiato operacional de algumas de suas controladas e a indefinição da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Compass, segundo a avaliação da Ativa.

 

“Sobre as empresas do grupo Cosan, gostamos especialmente do momento da Raizen Energia e da Moove, favorecidas pela ciclo positivo do açúcar e pela retomadado ciclo de pessoas, respectivamente”, destaca o analista Ilan Arbetman sobre o que pesa à favor da Cosan.

 

Preços atrativos em açúcar e melhora do preço internacional do petróleo, favorecendo a penetração do etanol, podem ajudar a Raízenjoint-venture com a Shell, a monetizar sua operação.

 

Já a Compass, que atua no setor de gás, aguarda definição de seu futuro, com perspectivas promissoras, mas ainda à reboque de seu possível IPO.

 

Na Moove, a melhora na assertividade do posicionamento em produção, vendas e distribuição na cadeia de valor de lubrificantes é o principal trunfo para majoração de receitas, segundo analista.

 

O que pode tirar o sono da Cosan?

 

O câmbio é uma variável importante na matriz de riscos da empresa (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

 

A ciclicidade da operação de distribuição de combustíveis é um dos principais fatores de risco para a empresa.

 

“No caso de Cosan, a exposição a Argentina é mais um fator a ser considerado. A expansão à cadeia de refino pode aumentar a alavancagem da companhia”, adverte o analista da Ativa.

 

câmbio é uma variável importante na matriz de riscos da empresa, sendo a desvalorização do real risco relevante a ser considerado. A empresa também é amplamente dependente de preços de commodities negociados em mercados futuros, cujo risco está na queda dos preços.

 

Vale lembrar que a Cosan está no páreo pela aquisição de uma das refinarias da Petrobras (PETR3PETR4) que está à venda.

 


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais