SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Autoridade Portuária defende viabilização de túnel entre Santos e Guarujá

Autoridade Portuária defende viabilização de túnel entre Santos e Guarujá


Fonte: G1 (2 de dezembro de 2020 )
Autoridade Portuária de Santos defende viabilização de túnel Santos-Guarujá — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna

 

A Santos Port Authority (SPA), a Autoridade Portuária de Santos, defende a viabilização do túnel entre Santos e Guarujá, segundo informou o presidente da instituição, Fernando Biral, durante o Seminário Porto & Mar 2020, que acontece nesta terça-feira (1º) em Santos, no litoral paulista. A ligação seca será incluída no projeto de desestatização do Porto, mas ainda será definido se isso ocorrerá por meio de uma ponte ou de um túnel.

 

O seminário, realizado pelo Grupo Tribuna, debate assuntos como a desestatização do Porto de Santos, a relação porto-cidade e a inovação tecnológica no setor portuário.

 

No painel ‘2021-2024: Uma nova relação Porto-Cidade na região’, que iniciou os trabalhos desta tarde no seminário, Biral citou a expansão portuária como uma das programações para a desestatização do Porto de Santos. “Com a obra do fundamento do canal, vamos atrair navios maiores, que movimentam a indústria nacional e internacional. Isso vai ter impacto na navegação. Nós precisamos nos preparar para esses navios que movimentam a indústria”, afirma.

 

Por isso, segundo ele, é importante que haja essa ligação seca entre Santos e Guarujá, pois, com a ampliação da malha aquaviária e aumento da movimentação no Porto, a travessia de balsa será prejudicada. “O túnel se faz necessário, senão, isso vai ser um inconveniente muito grande”, afirmou.

 

Biral também afirma que a SPA ficará responsável por coordenar o processo de integração entre o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo com as cidades, além da própria autoridade. “Nossa ideia é, junto com operadores, descrever as ações porto-cidade, mostrar tudo o que está sendo feito e que não recebe muito destaque. Ações esportivas, ações sociais, de inúmeros terminais, importantes para comunidades e a população”, esclarece.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico Portuário de Guarujá, Jairo de Almeida Lima Neto, também defende a implementação do túnel, e explica como isso permitirá a ligação econômica entre as cidade. “Essa ligação com Santos, mais próxima, permite a questão do VLT. Temos um comércio dinâmico, que ficará mais próximo a quem vem de Santos. Você liga a perimetral de Guarujá com Santos, o fluxo de caminhões será segregado, sem interferência, permite o ciclista, o pedestre. Muito importante o projeto”, afirma.

 

Além dos dois, também participaram do painel Matheus Dolecki, representante do Porto de Antuérpia no Brasil, e o vice-prefeito de Cubatão (SP), Ivan Silva.

 

Dolecki afirmou que o Porto de Antuérpia tem a prefeitura como única acionista, proprietária e gestora de toda a área portuária, mas que eles atuam como se fosse uma iniciativa privada. Isso permite que as relações entre porto e cidade se mantenham saudáveis.

 

“Apesar de ser pública, a autoridade atua como privada, em uma gestão corporalizada. Controlamos custos e impactos socioeconômicos na tomada de decisões. Não visa o lucro como objetivo final, para manter as finanças saudáveis, para manter o porto atrativo a investidores”, finaliza.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais