Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Exportações de uva aumentam mais de 300% em outubro deste ano

Fonte: Grupo Cultivar (23 de novembro de 2020)

Embarques somam 14,1 mil toneladas e com receita de US$ 29,5 milhões, aumentos de expressivos 318,5% e 312,5%, respectivamente, frente a setembro. – Foto: Tony Oliveira/CNA.


 
As exportações brasileiras de uvas registraram bom desempenho em outubro, somando 14,1 mil toneladas e com receita de US$ 29,5 milhões, aumentos de expressivos 318,5% e 312,5%, respectivamente, frente a setembro, conforme dados da Secex.
 
Segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, a firme demanda na União Europeia, alavancada pela busca por alimentos saudáveis e pela falta de frutas de outros países ofertantes, tem sido a grande responsável pela elevação dos embarques neste segundo semestre. Apesar de o volume exportado em outubro/20 ter ficado 10% inferior ao de outubro/19, a rentabilidade do setor exportador está bastante positiva. Isso porque, além da expressiva valorização da moeda norte-americana frente ao Real neste ano, o preço médio da uva, em dólar, aumentou cerca de 5% em relação a outubro do ano passado.
 
Nesse sentido, produtores brasileiros seguem priorizando as exportações, o que vem controlando a oferta no mercado doméstico e favorecendo valorizações.