Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Santos Brasil adquire carregadores para carros elétricos para o TEV

Fonte: Agência Porto (19 de novembro de 2020)

Divulgação


 
Os carros elétricos ainda são raridade no Brasil, mas são uma tendência no mercado devido, principalmente, ao seu menor impacto no meio ambiente. A Santos Brasil já deu o primeiro passo para que seu Terminal de Veículos (TEV) esteja pronto para receber cada vez mais automóveis desse tipo.
 
Signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que mobiliza empresas para o avanço relacionado ao desenvolvimento sustentável, a Santos Brasil equipou o TEV com dois carregadores para carros elétricos: um fixo instalado em um totem e outro móvel, que será acoplado a um veículo da Companhia para carregar automóveis que percam carga no momento do desembarque dos navios, evitando a necessidade de reboque. Com isso, o TEV passa a ser o único terminal de veículos do país a dispor deste tipo de equipamento.
 
De acordo com Wagner Toffoli, diretor Comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil, a sustentabilidade faz parte da agenda da Companhia e nada mais lógico do preparar o terminal para receber com qualidade cada vez mais veículos elétricos, que não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde. “Estamos prontos para aumentar o número de equipamentos caso a demanda das montadoras cresça”, diz.
 
Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Companhia, complementa: “esse investimento permitirá que as empresas de navegação, que operam atualmente na costa Leste da América do Sul, planejem e concentrem suas operações logísticas de transbordo de veículos elétricos no TEV a partir de agora”.
 
O relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), estima que o número de veículos elétricos em uso em todo o planeta deve chegar a 10 milhões neste ano. A expectativa é de que a marca de 2,1 milhões de veículos elétricos vendidos em 2019 seja superada e que o segmento chegue a representar 3% do total do setor.
 
O TEV é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional para 300.000 carros por ano. Adota elevados padrões internacionais de eficiência e segurança na operação e armazenagem dos veículos. É fruto de um projeto focado exclusivamente na movimentação de automóveis e, por isso, apresenta a melhor produtividade do mercado, com absoluto respeito a todas as diretrizes de qualidade e segurança determinadas pelas próprias montadoras.