SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos RS lança Guia do Sistema Hidroportuário do Estado para incentivar uso de hidrovias

Portos RS lança Guia do Sistema Hidroportuário do Estado para incentivar uso de hidrovias


Fonte: Estado do Rio Grande do Sul (19 de novembro de 2020 )
Estado tem 754 quilômetros de vias navegáveis e instalações portuárias com capacidade para receber complexos industriais – Foto: Ascom Portos RS

 

A Portos RS realiza intenso trabalho para ampliar a movimentação de cargas hidroviárias no Estado. Nesse sentido, elaborou o Guia do Sistema Hidroportuário do RS. O documento – quem tem versão impressa e digital – foi lançado na 29ª Mercopar, em Caxias do Sul, na terça-feira (17/11), com a presença do governador Eduardo Leite.

 

O RS tem três portos públicos e 17 terminais de uso privativo, segundo o Anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2019. São 754 quilômetros de vias navegáveis com ampla capacidade de receber novos complexos industriais. Estar próximo ao sistema hidroportuário é garantia de competitividade ao produto final.

 

O sistema hidroviário é de importância estratégica para o Estado, pelo potencial das vias navegáveis interiores, redução de custos e economia de combustível no transporte de cargas, especialmente daquelas de grande volume unitário.

 

No guia, é apresentado não somente os portos públicos, mas também todo um sistema que movimentou em 2019 cerca de 58 milhões de toneladas entre todas as cargas. O maior movimentador, o porto do Rio Grande, tem grande capacidade para receber novas cargas e investimentos.

 

Além disso, tem uma das maiores retroáreas disponíveis em portos brasileiros para a expansão de atividades industriais. Toda a região banhada pela Lagoa dos Patos, rios e canais adjacentes é uma opção de logística. O guia aborda os sistemistas, os terminais privados, arrendados, estaleiros e os entes estaduais e federais que compõem esse grande complexo de transportes.

 

• Clique aqui e acesse o Guia do Sistema Hidroportuário do Estado do Rio Grande do Sul.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais