Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Portos RS lança Guia do Sistema Hidroportuário do Estado para incentivar uso de hidrovias

Fonte: Estado do Rio Grande do Sul (19 de novembro de 2020)

Estado tem 754 quilômetros de vias navegáveis e instalações portuárias com capacidade para receber complexos industriais – Foto: Ascom Portos RS


 
A Portos RS realiza intenso trabalho para ampliar a movimentação de cargas hidroviárias no Estado. Nesse sentido, elaborou o Guia do Sistema Hidroportuário do RS. O documento – quem tem versão impressa e digital – foi lançado na 29ª Mercopar, em Caxias do Sul, na terça-feira (17/11), com a presença do governador Eduardo Leite.
 
O RS tem três portos públicos e 17 terminais de uso privativo, segundo o Anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2019. São 754 quilômetros de vias navegáveis com ampla capacidade de receber novos complexos industriais. Estar próximo ao sistema hidroportuário é garantia de competitividade ao produto final.
 
O sistema hidroviário é de importância estratégica para o Estado, pelo potencial das vias navegáveis interiores, redução de custos e economia de combustível no transporte de cargas, especialmente daquelas de grande volume unitário.
 
No guia, é apresentado não somente os portos públicos, mas também todo um sistema que movimentou em 2019 cerca de 58 milhões de toneladas entre todas as cargas. O maior movimentador, o porto do Rio Grande, tem grande capacidade para receber novas cargas e investimentos.
 
Além disso, tem uma das maiores retroáreas disponíveis em portos brasileiros para a expansão de atividades industriais. Toda a região banhada pela Lagoa dos Patos, rios e canais adjacentes é uma opção de logística. O guia aborda os sistemistas, os terminais privados, arrendados, estaleiros e os entes estaduais e federais que compõem esse grande complexo de transportes.
 
• Clique aqui e acesse o Guia do Sistema Hidroportuário do Estado do Rio Grande do Sul.