SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto recebe navio gigante que pode transportar até 12 mil contêineres

Porto recebe navio gigante que pode transportar até 12 mil contêineres


Fonte: A Tribuna (30 de outubro de 2020 )

 

O Porto de Santos, recebeu, na tarde desta quinta-feira (29) um de seus maiores navios em capacidade de transporte. O Kota Pusaka, de bandeira de Hong Kong, do armador asiático PIL, pode transportar até 11.923 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A embarcação atracou no Tecon Santos, terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil na Margem Esquerda do complexo marítimo, em Guarujá.

 

A embarcação tem 330 metros de comprimento e 48,2 metros de largura. O cargueiro veio da Ásia e atracou no terminal para o desembarque de 2.923 TEU.

 

Após a operação, o navio partirá para o porto de Paranaguá (PR). Em seguida, na próxima terça-feira (3), o Kota Pusaka vai retornar para o embarque de cargas no Tecon. Ao fim das operações, o cargueiro seguirá viagem para Singapura.

 

“O Tecon Santos é o terminal com a maior extensão de berço para operação de navios porta-contêineres em Santos, com até 1290 metros de cais disponível. O terminal tem ainda o maior número de guindastes para movimentação de cargas (14 no total – 13 portêineres e 1 MHC) e a maior retroárea para armazenagem de contêineres cheios e vazios (596 mil metros quadrados)”, conta Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil.

 

Para receber simultaneamente até três navios de 366 metros de extensão, classe de embarcação que deve chegar ao Porto de Santos a partir do ano que vem, a Santos Brasil está investindo R$ 250 milhões na ampliação do cais acostável, que ganhará 220 metros, totalizando 1.510 metros. Destes, 1.200 metros são destinados ao Tecon Santos e 310 metros ao TEV.

 

Extensão

O maior navio em comprimento a atracar no Porto de Santos foi o conteineiro Hyundai Loyalty, com 340 metros de proa à popa. A embarcação, que tem 45,6 metros de largura, 14,5 metros de calado máximo e pode carregar até 8.600 TEU, atracou na DP World Santos, na Área Continental de Santos.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais