Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Santos, SP, institui programa de qualificação para trabalhadores afetados pela pandemia

Fonte: G1 (23 de outubro de 2020)

Santos, SP, instituiu programa de qualificação para trabalhadores afetados pela pandemia — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos


 
Um projeto de capacitação voltado a profissionais que tiveram a renda afetada pela pandemia foi regulamentado pela Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (21). Além da oferta de cursos de qualificação e formação profissional, os estudantes também poderão pleitear uma bolsa-auxílio.
 
De acordo com a administração municipal, o Projeto de Qualificação Profissional Capacita Santos tem o objetivo de diminuir os prejuízos econômicos e sociais causados pela pandemia do novo coronavírus. A expectativa é de que 2 mil moradores sejam atendidos pelo projeto.
 
Os cursos de qualificação terão duração de, no máximo, três meses, levando em consideração as exigências pedagógicas de cada curso e o perfil dos candidatos. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos, morar em Santos, ser alfabetizado e cumprir os requisitos mínimos de aprovação.
 
A prefeitura aponta que, caso haja mais inscritos do que vagas disponíveis, serão priorizados, em ordem, desempregados, jovens, pessoas com menor escolaridade, mulheres chefes de família e moradores com maiores encargos familiares.
 
O curso também dará direito ao recebimento de uma bolsa-auxílio mensal, com duração de três meses, de R$ 300. Para receber o benefício, o aluno deverá ter aproveitamento de 60%, frequência de 70% em qualquer modalidade. O pagamento será feito por cartão.
 
A prefeitura aponta, ainda, que os convocados serão notificados por meio de carta, e-mail, telefone ou outro meio de comunicação informado pelo candidato. A administração irá divulgar, ainda, o meio de inscrição para o projeto.