SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Governo do Estado participa da abertura de fórum virtual sobre emergência climática

Governo do Estado participa da abertura de fórum virtual sobre emergência climática


Fonte: Governo do Estado de SP (14 de outubro de 2020 )
Divulgação/SIMA

 

O subsecretário de Meio Ambiente, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Eduardo Trani, participou na última quarta-feira (7) da abertura do Daring Cities 2020: The Global Virtual Forum for Urban Leaders Taking on the Climate Emergency. O fórum virtual é organizado pelo International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI) e pela cidade de Bonn, na Alemanha.

 

Com o objetivo de capacitar líderes urbanos, como prefeitos, vereadores, administradores, acadêmicos, representantes dos governos nacionais, sociedade civil, entre outros, no enfrentamento à crise climática, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19, o evento ocorre até o próximo dia 28 de outubro.

 

Os encontros contam com agendas de resiliência, mitigação e ação climática para fornecer uma resposta coesa e integrada à atual situação das mudanças climáticas. De acordo com subsecretário Eduardo Trani, São Paulo, como tantas outras regiões e cidades, sofre os efeitos das mudanças climáticas com secas, enchentes, aumentos do nível do mar, deslizamentos e queimadas.

 

“O Estado tem se empenhado no enfrentamento às mudanças climáticas, em especial à governança multinível estado-municípios, principalmente no âmbito da adaptação e resiliência, como nas áreas de risco e aumento da resiliência climática, onde temos frentes, como o Mapeamento de Riscos e Desastres Naturais; e o aumento da Resiliência do estado com recuperação de Florestas, protegendo as nascentes e os principais mananciais do estado”, destacou.

 

Iniciativas

Trani destacou ainda o Programa Novo Rio Pinheiros, que está devolvendo a qualidade das águas do rio, e a Operação Corta Fogo, que neste ano recebeu investimento de R$ 6 milhões da Câmara de Compensação Ambiental nas atividades preventivas a incêndios florestais, entre outras ações.

 

No evento, os líderes terão acesso a estudos de casos de ações e experiências executadas em cidades, vilas e regiões que vão além do habitual para ampliar novas possibilidades.

 

O fórum é realizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e tem apoio de:

– Prefeitura de Bonn, Alemanha

– Ministério Federal para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) da Alemanha

– Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha

– O Estado Federal da Renânia do Norte-Vestfália (NRW), Alemanha

– Fundação para o Diálogo Internacional do Banco de Poupança em Bonn

 

Para mais informações, os interessados podem acessar o site do evento.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais