SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Antaq apresenta IDA e reforça abertura para diálogo com Comitê de Sustentabilidade

Antaq apresenta IDA e reforça abertura para diálogo com Comitê de Sustentabilidade


Fonte: ANTAQ (9 de outubro de 2020 )

 

Cerca de 30 participantes do Comitê de Sustentabilidade da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) se reuniram virtualmente, no último dia 29, em encontro que contou com a participação da equipe da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A nova gerente da área, Auxiliadora Borges, foi apresentada aos membros do comitê e reforçou a abertura para o diálogo e troca de informações entre o órgão e a associação.

 

Durante a reunião, a equipe da Antaq apresentou o IDA (Índice de Desempenho Ambiental) e sua metodologia de aplicação. O índice foi criado em 2012 como instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental nas instalações portuárias. Outros pontos tratados na reunião foram os atrasos na renovação das licenças ambientais e seus reflexos no IDA, as mudanças nos quesitos avaliados considerando a pandemia da Covid e a evolução dos indicadores.

 

“O IDA é um instrumento de avaliação que pode se reverter em vantagem competitiva para os terminais portuários”, avalia o Diretor Presidente da ATP, Murillo Barbosa. Segundo a opinião dos membros do comitê, a ferramenta poderia gerar certificações de excelência que facilitassem processos, como a obtenção de licenças ambientais. Seria uma forma de recompensa e reconhecimento dada ao terminal portuário.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais