SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Operações da PF miram tráfico internacional de drogas em portos de SC

Operações da PF miram tráfico internacional de drogas em portos de SC


Fonte: G1 (7 de outubro de 2020 )
Polícia e Receita Federal cumprem mandados em Itajaí, Navegantes e Xaxim — Clique aqui para assistir – Foto: PF/ Divulgação

 

Duas operações deflagradas na manhã desta terça-feira (6) tentam desarticular grupos criminosos que utilizam os portos de Santa Catarina para enviar drogas para fora do país. As ações são coordenadas pela Polícia Federal (PF) de Itajaí, com a participação da Receita Federal.

 

A primeira operação, batizada de “The Wall II”, mira a exportação de cocaína no porto de Itajaí com destino aos países europeus. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em empresas e residências de sócios e de funcionários diretamente envolvidos no crime.

 

Chamada de “Intrusão”, a segunda operação investiga motoristas de caminhão e funcionários suspeitos de usarem os portos de Itajaí e Navegantes desde 2018 para a exportação de cerca de 1,5 toneladas de cocaína.

 

De acordo com as investigações da polícia, os casos contaram com a participação de pessoas envolvidas no dia a dia de terminais portuários de Santa Catarina. Os agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e oito de busca e apreensão em endereços localizados em Itajaí, Navegantes e Xaxim. O balanço das ações não foi divulgado até as 8h20.

 

Mandados de busca e apreensão:

  • Xaxim: 1
  • Navegantes: 1
  • Itajaí: 6

 

Mandados de prisão:

  • Itajaí: 3

 

The Wall II

Com início em janeiro passado, a primeira fase da operação apreendeu 935 quilos de cocaína no porto de Itajaí. A droga estava escondida em uma carga de argamassa e iria para a Bélgica, informou a PF. Durante a investigação foram encontrados indícios da participação da trading responsável pela exportação e uma empresa de logística contratada para entrega da carga.

 

A operação recebeu esse nome porque um dos suspeitos já havia sido investigado na Operação The Wall, deflagrada em 27 de agosto de 2019.

 

Intrusão

Nesta primeira fase, a polícia busca desarticular as atividades criminosas que ocorreram entre 2018 e 2020. A primeira apreensão, de 932 quilos de cocaína, ocorreu em 22 de outubro de 2018 no porto de Santos. Conforme as investigações, o contêiner foi embargado em um navio de carga no porto de Navegantes e seu destino final também era a Bélgica.

 

Segundo a PF, o motorista que levou o contêiner até o Porto de Navegantes com a ajuda de um funcionário. A tática do grupo baseava em jogar a droga ao mar para posterior recuperação.

 

“No contêiner foram encontrados itens como bolsas de flutuação, sinalizadores e GPS, o que auxiliaria no resgate da droga na costa da Europa”, informou a PF em nota divulgada na manhã desta terça.

 

A segunda empreitada envolveu dois motoristas que ingressaram no terminal portuário de Navegantes para tentar ocultar 445 quilos de cocaína em um contêiner com destino à Europa em 29 de novembro do ano passado. Na tentativa, um integrante da facção foi preso em flagrante. Dois motoristas de caminhão que atuaram em conjunto com o preso foram identificados.

 

A última apreensão ocorreu novamente em Itajaí, em fevereiro deste ano. Na época, o Serviço de Vigilância Aduaneira da Receita Federal, ao inspecionar o interior de uma estrutura dentro do porto, realizou mais uma apreensão de cocaína. Um motorista e auxiliares foram identificados.

 

Participam das ações 40 policiais federais e quatro servidores da Receita Federal. Os investigados poderão responder por associação tráfico de drogas (artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/06).


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais