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Inaugurado o novo Cais de Atalaia


Fonte: CODESA (6 de outubro de 2020 )
Foto: CODESA

 

O novo Cais de Atalaia foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (5), e a previsão é que sua operação aumente em 75% de cargas no berço. E a primeira atracação já acontece na madrugada da próxima quarta-feira (7) com o desembarque de 30 mil toneladas de fertilizantes do navio Anya. O terminal multipropósito de Atalaia fica em Vila Velha, e vai movimentar diversos tipos de carga (granéis líquidos e sólidos) como, trigo, malte, fertilizantes, carga geral, entre outros.

 

A solenidade de inauguração contou com as presenças do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do governador Renato Casagrande, do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, do presidente da CODESA, Julio Castiglioni e dos diretores Bruno Fardin, João Cunhalima e Jean Duque, diversas autoridades estaduais e federais, empresários, representantes de entidades do segmento portuário e empregados do Porto de Vitória. Durante a cerimônia, rebocadores lançaram jatos d’água, apitaram e fizeram manobras em uma ação de “batismo” do novo Cais.

 

Para o ministro, o Cais de Atalaia é mais um exemplo do compromisso do Governo Federal com o aparelhamento da infraestrutura portuária do Espírito Santo, no sentido de tornar o estado em importante corredor logístico do Brasil. “Os capixabas têm vocação para o comércio com o mundo, e estamos impulsionando ainda mais, oportunizando mais infraestrutura, sendo o Cais de Atalaia um exemplo desse aporte”, destacou.

 

O governador Casagrande também destacou a atividade portuária do estado como uma alavanca histórica do desenvolvimento capixaba, e ressaltou que há “gargalos portuários” que estão sendo resolvidos para tornar o Espírito Santo um dos estados com maior capacidade comercial do país. “Consolidaremos o corredor centro-leste em direção ao interior do Brasil com mais investimentos, abrindo janelas de importação e exportação”, pontuou.

 

Já Castiglioni sublinhou os passos que a atual gestão do Porto de Vitória vem dando no sentido de tornar a companhia mais viável e operacional, a partir de medidas de controle de gastos, corte de custos e novas janelas de negócio. “Assim, estamos conduzindo a CODESA ao processo de desestatização, um desafio que me foi delegado e que estamos consolidando. Agora em novembro acontece a audiência pública”, acrescentou. O leilão da CODESA está previsto para o segundo semestre de 2021.

 

PAC

O novo cais de Atalaia substituiu dois antigos dolfins, e as obras tiveram início em outubro de 2015, sendo concluídas no segundo semestre do ano passado. Foram investidos R$ 190 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Contou com várias etapas, como: elaboração e aprovação do projeto, fabricação de pré-moldados, fabricação de camisas metálicas, reforço do muro da retroárea, remoção de pedras soltas e desmonte do maciço rochoso.

 

O berço 207 oferece amplo cais corrido com 270m de extensão e área total de 20 mil m². Conta com 14 cabeços de amarração, 12 defensas e profundidade de 11,40m de calado. Está previsto um incremento de 75% na movimentação de cargas no novo cais.

 

Futuramente, de Atalaia, serão drenados combustíveis que seguirão por dutos até a armazenagem no Terminal de Granéis Líquidos (TGL), empreendimento em fase de implantação em Capuaba.

 

TVV

Na mesma cerimônia, o ministro Tarcísio Freitas também assinou o contrato de renovação do arrendamento do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) por mais 28 anos, com término em 2048. De acordo com o diretor-presidente da Login, Marcio Arany, a renovação traz maior competitividade e desenvolvimento para o Espírito Santo.

 


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