Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Complexo portuário de Itajaí e Navegantes, segundo maior do país, atrás apenas do Porto de Santos

Fonte: Comex do Brasil (30 de setembro de 2020)

Itajaí (SC) – O complexo portuário de Itajaí e Navegantes ganhou holofotes ao receber a importação do primeiro Caça Gripen, da Força Aérea Brasileira, fabricado na Suécia. Veículos são apenas um dos tipos de mercadorias movimentadas no complexo portuário de Itajaí e Navegantes, que é o segundo maior do Brasil em movimentação de contêineres, atrás apenas do Porto de Santos.
 
Os últimos meses têm sido de alta na movimentação de cargas no complexo portuário de Itajaí e Navegantes: o Porto de Itajaí teve um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2020, e o de Navegantes registrou 7% a mais em relação ao mesmo período de 2019. Somando esta movimentação de cargas aos portos de Itapoá, São Francisco do Sul e Imbituba, o estado de Santa Catarina participa com aproximadamente 20% de toda exportação de cargas brasileiras.
 
 Estrutura 
O complexo portuário de Itajaí e Navegantes ocupa as margens da foz do rio Itajaí-açu, que separa as duas cidades catarinenses, e possui acesso rodoviário, distante poucos quilômetros das rodovias BR 101 e BR 470. As instalações do complexo englobam o Porto Público de Itajaí e mais 6 terminais de uso privado, entre eles o de Navegantes.
 
Itajaí
Porto de Itajaí está localizado na margem direita do Rio Itajaí-Açu, distante da sua foz cerca de 3,2km. Possui 2 berços de atracação com 500m de extensão, pátios asfaltados e alfandegados com um total de 60 mil  m², retroporto alfandegado asfaltado de 25,5 mil  m², além de píer turístico com um berço de atracação com 78 m de comprimento e dois dolfins de amarração com distância entre si de 217 metros.
 
A nova Bacia de Evolução, que começou a operar em junho com navios acima de 306 metros, já atraiu o maior navio de contêiner a operar na costa brasileira, o APL PARIS, com 347 metros de comprimento e 45,20 metros de largura.
 
Navegantes
A estrutura do Porto de Navegantes (Portonave) conta com uma área total de 400 mil m², sendo cerca de 360 mil m² de área alfandegada, dividida em três berços de atracação, em um cais linear de 900m, com capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs. A Portonave iniciou as operações em 2007 e foi o primeiro terminal privado de contêineres do país.
 
Atualmente, a Portonave tem uma infraestrutura de destaque, com 6 Portêineres, 18 Transtêineres, 40 Terminal Tractors, cinco empilhadeiras Reach Stacker e quatro empilhadeiras para vazios, dois scanners e 2,1 mil tomadas reefers.
 
Mercadorias
O complexo portuário de Itajaí e Navegantes é o maior exportador do Brasil de frangos congelados. O Porto de Itajaí possui uma completa infraestrutura para embarque e desembarques de cargas dry e reefer, enquanto o de Navegantes tem um importante diferencial competitivo com câmara frigorífica Iceport, totalmente automatizada, que possui seis transelevadores e capacidade estática para 16 mil pallets.
 
Pelo local também passam cargas de artigos cerâmicos, madeira e derivados, papel kraft, máquinas e acessórios, tabacos, produtos têxteis, açúcar e carne congelada.
 
Pensando em realizar suas operações de comércio exterior por Santa Catarina? A redução de ICMS nas operações de importação em Santa Catarina costuma ser um atrativo para empresas que utilizam os portos e aeroportos do estado no desembaraço aduaneiro.
 
(*) Com informações da Interseas Comércio Exterior