SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   TCU pede explicações a Ministério sobre aprovação do PDZ de Santos

TCU pede explicações a Ministério sobre aprovação do PDZ de Santos


Fonte: Epoca Negócios (29 de setembro de 2020 )
Vista panorâmica do Porto de Santos Foto: Marcos Alves/Agência O Globo

 

Tribunal de Contas da União pediu que o Ministério da Infraestrutura e a Autoridade Portuária de Santos expliquem em 15 dias a aprovação do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos.

 

Em despacho na quarta-feira 23, o ministro Vital do Rêgo citou “possíveis irregularidades” na aprovação do PDZ.

 

O ministro concordou com um parecer da unidade técnica do tribunal.

 

O TCU analisa possíveis irregularidades em duas portarias editadas pelo Ministério da Infraestrutura, em junho e julho deste ano, como a flexibilização da exigência de estudos de impacto ambiental.

 

Vital do Rêgo também autorizou que o Ibama faça uma diligência no cais santista para apurar riscos ambientais.

 

Em representação, o MP junto ao TCU havia “iminente risco ambiental”, usando como contexto a explosão no porto de Beirute, no Líbano, em agosto.

 

Procurado, o Ministério da Infraestrutura afirmou que a pasta e a Autoridade Portuária de Santos estão “plenamente seguros quanto à continuidade do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento”, que “cumpre todos os requisitos de segurança e ambientais”.

 

“Com relação aos terminais de fertilizantes, a realidade em Santos é completamente diferente da que ocasionou no desastre do Líbano e o material não é, por si só, inflamável. O armazenamento de nitrato de amônio só é possível com a autorização do Exército brasileiro e os demais materiais cumprem todos os requisitos no âmbito de suas licenças de operação, Estudos de Análise de Risco, Plano de Gerenciamento de Risco e Plano de Ação de Emergências”, seguiu o ministério.

 

(Por Eduardo Barretto)


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais