SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   ANTAQ disponibiliza painéis com informações de outorgas

ANTAQ disponibiliza painéis com informações de outorgas


Fonte: ANTAQ (25 de setembro de 2020 )
Objetivo é gerar conhecimento acessível ao público

 

A ANTAQ disponibilizou em seu site painéis que mostram, de forma clara e organizada, todos os instrumentos de outorga de exploração de áreas situadas em portos organizados e fora dos portos organizados, assim como as autorizações de Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs).

 

A apresentação de dados em formato de gráficos e painéis é uma forma de transformar em informações os dados obtidos pela Agência, gerando um conhecimento acessível ao público, seja ele especializado ou não. A iniciativa, realizada no âmbito da Superintendência de Outorgas, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação, visa acompanhar o mercado e assim atualizar/modernizar os regimentos/normativos da Agência.

 

“Como Agência Reguladora, isso nos torna mais próximos à sociedade, o que contribui para buscarmos aumentar o nível de assertividade nas proposições de políticas públicas setoriais”, afirma o diretor-geral substituto, Francisval Mendes.

 

Em um futuro próximo, a ideia é integrar todas as informações de outorgas, arrendamentos, instalações privadas e painéis de dados de navegação e afretamento com vistas a aprimorar a realização de macroanálises do transporte aquaviário. “Há muito tempo, a ANTAQ está consciente de sua responsabilidade enquanto autarquia com maior aptidão para obtenção de dados do setor aquaviário. A Agência tem buscado desenvolver ferramentas que viabilizem, além da consolidação de dados brutos, a divulgação de informação e a consequente construção de conhecimento”, destaca o diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski.

 

Para o diretor interino da Agência, Joelson Miranda, a ANTAQ “é sabedora da importância da publicidade das informações geradas, tendo a transparência como um dos princípios mais fundamentais de atuação da Agência”.

 

As informações podem ser obtidas diretamente nos seguintes endereços que estão disponíveis no site da ANTAQ:

Painel de Instalações Portuárias Privadas – http://bit.ly/painel_instalacoes_privadas

Painel de Instalações Portuárias em Portos Públicos – http://bit.ly/painel_arrendamentos

Painel de Empresas e Linhas de Navegação – http://web.antaq.gov.br/anuario/


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais