SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   “Mundo digital” inspira programação do Museu do Café para 14ª edição da ação “Primavera dos Museus”

“Mundo digital” inspira programação do Museu do Café para 14ª edição da ação “Primavera dos Museus”


Fonte: Revista Cafeicultura (16 de setembro de 2020 )

 

Em 2020, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizará a 14ª edição da campanha “Primavera dos Museus”, uma ação que visa promover instituições culturais do País no mês de setembro. Como já é tradição, o Museu do Café – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – participará com uma programação completa entre os dias 21 e 25, oferecendo atividades gratuitas online.

 

O tema que inspirou a agenda, estipulado pelo Ibram, é “mundo digital”. Começando na segunda-feira (21), às 15h, o webinário “Conexões: o futuro dos acervos” tem como proposta ser um espaço de compartilhamento de experiências e reflexões. Como convidados, estão a chefe do departamento de Documentação e Arquivo do Museu Nacional do Prado, Ana María Martín Bravo, o professor do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação na Universidade de Brasília, Dalton Martins, e a representante nacional da empresa Sistemas do Futuro, especializada em software de gestão de acervos culturais, Juliana Monteiro. Na conversa, também marcarão presença as coordenadoras técnicas do MC, Marcela Rezek, e do Museu da Imigração, Mariana Martins. As inscrições devem ser feitas clicando aqui.

 

Os bate-papos e discussões acerca da pauta continuam no dia 22, com a live “Percursos entre o presencial e o virtual”. Também às 15h, a ideia é abordar a estruturação de programas voltados aos diferentes perfis de públicos e a adaptação de processos educativos para o âmbito digital. Para participar, é preciso realizar o cadastro neste link. Já na quarta-feira (23), o Museu promove uma oficina voltada à pintura em filtros, feita a partir do café solúvel. Os interessados na ação, ministrada pela ilustradora Kemmy Fukita, podem garantir a vaga pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br (inserir no assunto o título da atividade).

 

Encerrando o período de atrações especiais, a “Entre-laços”, que terá edições nos dias 24 e 25, também utilizará o filtro da bebida, mas de um jeito diferente: na ocasião, a aula focará no bordado nesse material. Além disso, será estimulado o diálogo sobre a presença da mulher nos ofícios manuais ligados ao setor cafeeiro e, ainda, as memórias dos inscritos no que diz respeito ao utensílio. É possível participar ao clicar aqui.

 

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)
R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
museudocafe.org.br


Mais lidas


  O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo também está patrocinando o Fórum Brasil Export e o Fórum Sudeste Export. Régis Prunzel, Presidente do Sopesp, está motivado com o evento e com as videoconferências que estão sendo realizadas: “Esses eventos virtuais têm antecipado e ampliado a qualidade e quantidade de discussões. Imagina […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais