SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Itaguaí (RJ) registra aumento de 60,82% no movimento de minério de ferro

Porto de Itaguaí (RJ) registra aumento de 60,82% no movimento de minério de ferro


Fonte: Governo Federal (9 de setembro de 2020 )
Nos primeiros sete meses do ano, passaram pelo terminal portuário 6,892 milhões de toneladas do produto

 

O Porto de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, registrou nos primeiros sete meses deste ano um aumento de 60,82% no movimento de minério de ferro, na comparação com o mesmo período do ano passado. A ampliação ocorre após o retorno das operações da Companhia Portuária Baía de Sepetiba (CPBS), da Vale, que, por sua vez, acompanhou a volta da produção das minas de minério que atendem ao terminal.

 

Ao todo, passaram pelo Porto de Itaguaí 6,892 milhões de toneladas de minério de ferro. “Este resultado é de extrema importância para a retomada do crescimento da economia. O aumento na movimentação tem reflexo na geração de mais empregos ligados a esta cadeia produtiva e, consequentemente, mais renda para a população”, destacou o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.

 

A ampliação no movimento de navios carregados com esta matéria-prima também representou acréscimo no faturamento da Companhia Portuária Baía de Sepetiba no mês de agosto. Também impulsionada pela alta do dólar e pelo preço do minério, o faturamento da companhia cresceu 104,22% (R$ 23,9 milhões) comparados aos números registrados em 2019.

 

Porto de Itaguaí – Administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro, o Porto de Itaguaí é um dos principais polos de exportação de minério no país. Encontrado na natureza em forma de rochas, o minério de ferro é usado na fabricação de aço.

 

O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, continua dia após dia atuando junto com a Companhia Docas do Rio de Janeiro, com rigor técnico, para buscar novos negócios e, desta forma, ampliar cada vez mais a movimentação no terminal.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais